Discussões terão como tema as áreas de logística, inclusão digital e guerra fiscal
A CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo) reúne-se na próxima quarta-feira, às 14h, quando deve ser votado requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) propondo a realização de um ciclo de debates para examinar os entraves existentes ao desenvolvimento regional do Brasil em três grandes áreas: logística, inclusão digital e guerra fiscal.

A ideia é realizar três painéis. O primeiro deles deve tratar da Importância da Logística para o Desenvolvimento Regional, e terá como convidados o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; o presidente da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), José Ramos Torres de Melo Filho; o presidente da Associação Brasileira de Logística, Rodrigo Otaviano Vilaça; e o presidente Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Fernandes Tigre.

O segundo painel deve debater Inclusão Digital como Fator de Desenvolvimento Regional, com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo; o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, Paulo Eduardo Kapp; o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques; e o prefeito do município de Canela (RS), Constantino Orsolin.

Já o terceiro painel deve discutir A Guerra Fiscal como Obstáculo ao Desenvolvimento Regional, com a participação do presidente do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), Nelson Henrique Barbosa Filho; o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade; o deputado federal Pepe Vargas, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa; e Ricardo Nunes de Miranda, consultor legislativo do Senado Federal.

Outra proposição da senadora que deve ser analisada pelos parlamentares é o requerimento que pede a criação da Subcomissão Permanente do Condesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), foro integrado por Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e criado em 1961. O Codesul busca encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, para evitar a concentração do crescimento apenas no centro do país.

Nesta reunião, também serão instaladas as Subcomissões Permanentes da Amazônia e do Nordeste, escolhidos seus integrantes e eleitos seus presidentes. Ainda não há definição dos membros, mas devem ser eleitos para presidir essas subcomissões os senadores que propuseram sua criação: Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Wellington Dias (PT-PI), respectivamente.

Agência Senado

Siga-nos