Grupo de trabalho discutirá questões referentes ao setor no planejamento e organização da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016
Sérgio Nery, Brasília

A CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira, requerimento que cria a Subcomissão Permanente de Turismo. O objetivo da iniciativa é dar mais atenção aos assuntos relacionados ao turismo referentes à realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.  

Na semana passada, os integrantes da CTD criaram duas subcomissões especiais voltadas para as Olimpíadas e Paraolimpíadas, além da criação de uma subcomissão permanente para tratar do assunto Copa do Mundo. Uma das motivações do autor do requerimento, o deputado Roberto Britto (PP/BA), era justamente não deixar o setor de turismo de fora das discussões da CTD.

“Muito se fala em relação ao esporte de maneira geral, já que o Brasil sediará os dois grandes eventos esportivos mundiais. Entretanto, é necessário voltar o olhar para o turismo, uma atividade importante nesse cenário e que irá gerar empregos, divisas e renda”, defendeu.

O deputado Afonso Hamm apoiou a iniciativa da criação do grupo de trabalho. “É importante que a comissão discuta e trabalhe o tema turismo. Existe uma expectativa com as 12 sedes, mas é preciso lembrar que os turistas poderão conhecer o País como um todo”, destaca.

Os coordenadores das subcomissões criadas e seus integrantes ainda não foram definidos. De acordo com o presidente da CTD, deputado Jonas Donizete (PSB/SP) será usado o critério de proporcionalidade partidária e cada grupo de trabalho deverá contar com cinco ou seis parlamentares.

Siga-nos