Alagoas é o primeiro Estado a ser visitado pela Comissão
Durante a manhã da última segunda-feira, no auditório da Casa da Indústria, a Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste por meio da CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal) reuniu as autoridades locais para apresentar as ações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e discutir ações para o desenvolvimento de Alagoas, bem como, toda a região Nordeste.

De acordo com o senador, Benedito de Lira, presidente da CDR, essa comissão se subdivide em três, e a subcomissão do Desenvolvimento do Nordeste tem a finalidade de desenvolver o Norte e o Nordeste, assim, inserindo-os no cenário federal, e destacou: “Alagoas é o primeiro estado a ser visitado”.

Segundo o presidente da subcomissão, senador Wellington Dias, a comissão coloca em pauta assuntos do interesse da região, pontos que podem ser trabalhados para captar investimentos e evitar o desnivelamento das regiões brasileiras.

Teotonio Vilela Filho, governador de Alagoas, destacou o desenvolvimento do Estado e suas conquistas. “Estamos conquistando grandes avanços em parceria com o poder público e privado, nos últimos cinco anos conquistamos 25 novos hotéis e novas indústrias, marcando nosso campo econômico”, afirmou. E acrescentou: “Temos muita iniciativas no setor de turismo, comércio e indústria”.

Para Teotonio, Alagoas vai conseguir o desenvolvimento com a ajuda do Governo Federal e ressaltou que o Estado tem feito seu dever de casa no que tange a responsabilidade fiscal. “Isso nos trouxe resultados. Conquistamos novamente o BID, BNDES e o Tesouro Nacional”, assegurou.

O governador expôs uma lista de obras que Alagoas precisa para incrementar o desenvolvimento local, como: rodovia da rota Caminhos do Imperador, que vai de Piranhas a Penedo, duplicação da AL 101 Sul e AL 101 Norte, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, construção do Aeroporto Costa Dourada em Maragogi, desassoreamento da Lagoa Mundaú, terminal turístico no Porto de Maceió e a continuação da implantação do VLT na capital alagoana.

De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, todas as obras que o governador colocou em pauta exercem função direta na atividade turística, seja pelo acesso por terra, mar ou céu. Afirmou ainda, que o desenvolvimento integrado do Nordeste é um desafio, e que, com o engajamento dos integrantes do Senado e alguns Ministérios, esse crescimento será acelerado.

Representantes do Ministério do Planejamento e da Integração Nacional apresentaram as obras do PAC realizadas no PAC 1 e as que serão realizadas no PAC 2 nos próximos anos. O desequilíbrio fiscal na Região Nordeste também foi debatido. A apresentação ficou por conta do senador Wellington Dias.

Estavam presentes autoridades locais, secretários de Estado, deputados, senadores, como: Benedito de Lira, Wellington Dias e Fernando Collor de Melo, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, vice-governador, Tomaz Nônô, presidente da Federação da Indústria, José Carlos Lira, entre outros.