Comissões de Turismo da Câmara e Senado promovem encontro com autoridades do Distrito Federal para debater as ações para o evento esportivo
Sérgio Nery, Brasília

A Copa do Mundo 2014 é o tema central dos fóruns legislativos, promovidos pela CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados e pela CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo), do Senado Federal. Nesta terça-feira, a cidade-sede escolhida para os debates foi Brasília.

O objetivo dos fóruns é conhecer e discutir as estratégias e ações de cada uma das sedes e a função do Poder Legislativo nesse processo. No caso de Brasília, a idéia é também de analisar o andamento das obras para alcançar as metas do Comitê Organizador da Copa 2014.

A capital federal ganhou novo ânimo antes mesmo do evento já que, nesta segunda-feira, o ministro dos Esportes, Orlando Silva se manifestou sobre o bom andamento das obras do estádio da cidade, que a credenciam, cada vez mais, para sediar a abertura do principal evento esportivo mundial.
O dia de trabalho dos parlamentares foi cheio e começou logo pela manhã, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com debates a cerca das ações e investimentos voltados para organização do evento esportivo. Além dos presidentes das duas comissões federais, o deputado Jonas Donizette (PSB/SP) e o senador Benedito de Lira (PP/AL), o encontro contou também com deputados distritais, integrantes do corpo técnico dos ministérios do Turismo e dos Esportes e representantes do TCU (Tribunal de Contas da União) e dos governos local e federal.

O deputado Jonas Donizette ressaltou que o evento é uma grande oportunidade para o turismo na cidade. “Com a Copa, Brasília estará na vitrine e poderemos mostrar todo o seu potencial turístico, além de aproveitar o legado físico que o evento proporcionará”, disse.

Segundo o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Cabo Patrício (PT/DF), o encontro serviu para colocar o assunto em pauta no âmbito local e preparar a cidade para superar os entraves existentes. “Sediar o fórum é importante por estimular o debate entre os parlamentares locais a cerca desse assunto que é de grande interesse para a sociedade, afirma.

No período da tarde, a comitiva de parlamentares realizou visitas técnicas ao Estádio Nacional de Brasília e ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek de Oliveira. De acordo com o secretário-executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 em Brasília, Cláudio Monteiro o estádio está com 33% da obra concluída e esse espaço poderá colocar a capital no cenário dos grandes eventos internacionais.

O senador Benedito de Lira jogou luz sobre um assunto importante – os gastos na organização da Copa. "Nossa responsabilidade é enorme. Os investimentos serão altos e o processo deve ser transparente, com a participação do TCU", defendeu. Para se ter uma ideia, apenas em aeroportos, a perspectiva de investimentos é de R$ 5,6 bilhões.  

O 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa 2014 é uma iniciativa das comissões de Turismo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o apoio do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e dos ministérios do Esporte e do Turismo. O evento já aconteceu em cinco outras cidades: Fortaleza, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus.