Ministro dos Esportes participa de audiência publica para apresentar planos da pasta, especialmente para a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016
Sérgio Nery, Brasília

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo participou pela primeira vez desde que assumiu o cargo de um debate na CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados. O encontro foi uma iniciativa do próprio ministro e aconteceu nesta quarta-feira, no plenário 5 da Casa.

O presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP) destacou a importância da presença do ministro na Casa, que substituiu Orlando Silva, afastado da pasta após denúncias. “Aldo Rebelo tem história marcante nessa Casa e agora assume a responsabilidade de conduzir essa pasta tão importante, ainda mais nesse momento atual”, disse.

Donizette lembrou que a CTD aprovou emenda adicional ao orçamento direcionada ao esporte educacional, após conversa com a nova cúpula da pasta que destacou esse segmento como prioridade.


Aldo Rebelo ao lado do presidente da Comissão, Jonas Donizette

Em sua fala, o ministro apresentou um breve resumo da trajetória institucional do esporte no Poder Executivo no País e destacou a importância da CTD no questionamento e fiscalização das ações do Executivo na área do esporte.

Rebelo enfatizou o momento atual, com a realização de grandes eventos esportivos no País. “Os dois gigantescos desafios que temos pela frente são diretamente ligados ao esporte e indiretamente ao turismo, ambas as disciplinas tratadas por essa comissão”, disse.

Além de colocar o turismo em segundo plano, o novo ministro do Esporte afirmou julgar mais importante o legado dos eventos para o incentivo à pratica de esportes para crianças e adolescentes do que o legado físico e melhorias em mobilidade urbana das cidades brasileiras.

“Julgo que a mobilidade e a melhoria das cidades são importantes, mas considero mais importante, permanente e duradouro que os eventos consigam embutir na sociedade a pratica de esportes, especialmente nos jovens”, declarou.

O ministro destacou a necessidade da discussão de uma Política Nacional de Esporte. “O esporte não pode viver apenas de programas e convênios. Deve buscar institucionalização da política do esporte, como acontece com educação e saúde, por exemplo. Esse é o desenho que deve ser buscado. O ministério deve traçar diretrizes, elaborar a política, definir padrões, distribuir responsabilidades e difundir recursos para municípios e estados. Esse é o objetivo desejável”, completou.