Reivindicação do setor há mais de 30 anos segue para agora para sanção presidencial

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de turismólogo. Entre as vantagens do reconhecimento apontadas pelos profissionais do setor estão as possibilidades de se buscar melhorias no currículo do curso, junto ao Ministério da Educação, a realização de concursos públicos voltados à carreira específica, o alinhamento de políticas públicas voltadas ao setor de turismo. A matéria agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Agência Brasil
Senadores Lídice da Mata (PSB-BA), Romero Jucá (PMDB-RR), Ana Amélia (PP-RS) e Álvaro Dias (PSDB-PR)

A presidente da ABBTUR (Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo), Tânia Omena ressalta o apoio direto do ministro do Turismo, Gastão Vieira, à causa: “O ministro Gastão Vieira se envolveu pessoalmente em nossa questão e abraçou nosso pedido. Só temos a agradecer e dizer que vamos retribuir trabalhando para um turismo melhor”.


O projeto estabelece que a profissão de turismólogo seja exercida por pessoas diplomadas em curso superior de Turismo ou Hotelaria, no Brasil, ou em cursos superiores equivalentes no exterior. Permite ainda aos que exerceram a profissão ininterruptamente nos últimos cinco anos que esses possam continuar a trabalhar e determina que para o exercício da profissão seja feito registro em órgão federal competente.


Entretanto, uma emenda deixa de caracterizar como específicas do turismólogo algumas atividades, levando em conta que algumas delas podem ser exercidas por profissionais com outras qualificações. Tais como: desenvolver e comercializar novos produtos turísticos, planejar, organizar, controlar, implantar, gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas ou lecionar em estabelecimento de ensino técnico ou superior.