Ministro Gastão Vieira participa de reunião do fórum de secretários estaduais de turismo que cobra maior união entre as partes e prioriza criação da Conta Satélite do Turismo
Sérgio Nery, Brasília

O Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) se reuniu pela primeira vez esse ano, nesta terça-feira em Brasília, para debater seu plano de ação para 2012, traçar metas e discutir com o Ministério do Turismo os temas urgentes para o desenvolvimento da atividade nos estados.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira participou do encontro e teve acesso aos pleitos e reivindicações do fórum, que cobrou uma proximidade maior da pasta com as secretarias de estado de turismo, gerando fortalecimento institucional e o andamento do Prodetur, que foi prejudicado em 2011, segundo os secretários.

A questão da CST (Conta Satélite do Turismo) foi tratada como prioridade pelos secretários e foi o tema central colocado em discussão com o ministro. O Fornatur propôs a realização de um seminário, no mês de março, para esclarecer duvidas e difundir a idéia. O secretario de turismo do Paraná, Faisal Saleh propôs ao ministro inclusive a criação de um GT da Conta Satélite no Brasil, para que o assunto ganhe importância no âmbito Federal.


Gastão Vieira durante a reunião do Fornatur

A CST é um sistema de informações desenvolvido pela OMT (Organização Mundial de Turismo) para medir as dimensões dos setores econômicos não especificados nas contas nacionais (estatísticas dos governos sobre produção, consumo, exportação). O instrumento pode mensurar o real impacto da atividade turística na economia e é utilizado em apenas dez países no mundo. O tema é discutido desde 2003 e, do ponto de vista técnico, está praticamente pronto, mas ainda encontra resistências.

O presidente do Fornatur, Domingos Leonelli ressaltou que a CST é a primeira meta estratégica do Fornatur. “O setor depende disso para ter reconhecida a sua importância econômica, institucional e governamental, alem da sociedade. A sociedade não sabe a importância estratégica do turismo para o País. É preciso uma decisão política para que a conta se constitua numa ferramenta técnica, com números consistentes para que setor seja politicamente reconhecido”, defendeu.

O ministro defendeu a necessidade da criação da Conta Satélite do Turismo, apesar dos desafios que diversos países enfrentam com esse modelo, inclusive no Mercosul. “Mais do que nunca, precisamos da conta satélite. Nossa contabilidade social precisa mostrar com clareza o setor. Essa é uma prioridade e o presidente do IBGE irá discutir isso com MTur”, garantiu.

Com uma visão otimista, Vieira lembrou que na última reunião interministerial, o ministro da Fazenda, Guido Mantega se referiu ao consumo da nova classe C no turismo. Além disso, o ministro destacou a necessidade da classificação do turismo como atividade exportadora. Vieira disse que a pasta está em contato com o Banco Central para discutir esse tema. “Essa medida irá desonerar o setor como um todo, o que vai gerar divisas. O objetivo é aumentar a competitividade”, explicou.

A Copa do Mundo de 2014 também foi lembrada na reunião do fórum. Ficou definido pelos secretários que será realizado também um seminário para debater as ações do Fornatur em relação ao evento. O encontro deverá ocorrer entre o final de maio e o inicio de junho.

Outra questão levantada na reunião foi o custo Brasil no turismo, considerado alto de forma consensual entre os secretários. Segundo Domingos Leonelli, a idéia do Fornatur é levar ao CNT (Conselho Nacional de Turismo) essa preocupação formatada e contribuir com idéias para combater esse entrave que afeta o desenvolvimento do turismo interno no País.

A 64ª reunião do Fornatur foi altamente prestigiada pelo MTur e Embratur, ao contrário do que aconteceu na ultima Feira das Américas – Abav 2011. Além do ministro, estiveram presentes a secretária nacional de políticas, Bel Mesquita, o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Rios Mota, o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Ricardo Moesch e o diretor do Departamento de Promoção e Marketing Nacional, Sérgio Flores. Da Embratur, além do presidente Flávio Dino, compareceram Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos e Walter Vasconcelos, diretor de Marketing.