Mercado de turismo, que deve movimentar US$ 5 bilhões por dia em 2020, exigirá mão-de-obra especializada nos próximos anos. Tendo em vista a necessidade crescente de capacitação de mão-de-obra na indústria do turismo e hotelaria nos próximos anos, devido à aproximação de eventos como a Copa e as Olimpíadas, o intercâmbio cultural torna-se um trunfo para jovens em início de carreira nesses mercados. O tema será o foco de palestra gratuita promovida pela universidade suíça HIM (Hotel Institute Montreux), que acontece nos dias 26 e 29 de maio, em São Paulo, na sede da Intercâmbio.com.br, um dos representantes do HIM no Brasil. O objetivo é apresentar aos convidados os cursos de graduação e pós-graduação da escola que recebe anualmente alunos de mais de 60 diferentes nacionalidades.

Viajar para o exterior é uma tendência que vem sendo observada nos últimos anos. Para o palestrante e diretor da Intercâmbio.com.br, Erick André Garcia, no setor hoteleiro é ainda mais comum esse tipo de experiência. “Quem tem um curso superior fora do país com certeza terá vantagens competitivas no mercado de trabalho e conseguirá mais portas abertas quando retornar”, afirma o profissional, que atua na área há mais de dez anos no setor.

A HIM é referência internacional no ensino de hotelaria e oferece formação completa aos alunos. Os cursos de graduação e pós-graduação incluem teoria e prática, além de estágios remunerados em grandes redes hoteleiras. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de feiras de empregos e de programas de trainee. “A experiência prática nas empresas é tão importante quanto o curso teórico”, avalia Garcia. Os estágios são realizados em grandes redes reconhecidas internacionalmente, como Gran Hyatt Hotels e Resorts, Sofitel e Four Seasons Hotels.

O programa mais procurado pelos brasileiros é o de pós-graduação: cerca de 60% dos pacotes vendidos. Consiste em seis meses de estudos de teorias e 6 meses de estágio remunerado. Muitas vezes quem faz a opção por cursos posteriores à faculdade são pessoas que buscam nova inserção no mercado de trabalho. Quando voltam ao Brasil estão com currículo enriquecido e prontos para atuar como gerentes de hotéis, resorts e spas.

O HIM recebe anualmente entre dez e 15 alunos brasileiros em turmas internacionais de, no máximo, 20 alunos, o que permite o acompanhamento individual dos alunos. Para inscrever-se na Pós, basta possuir diploma de bacharel em qualquer área, ter bons conhecimentos de inglês e no mínimo 21 anos. Na graduação, os pré-requisitos são: possuir ensino médio completo, nível de inglês intermediário equivalente a TOEFL 500 ou IELTS 5.0. A duração do bacharelado, considerado o principal programa da escola, é de três anos, incluindo período de estágios obrigatórios e remunerados. Os programas têm início em fevereiro em setembro.

Os interessados em participar da palestra devem confirmar presença pelos telefones (11) 2128-5050 ou pelo site www.intercambio.com.br.

Siga-nos