ABIH-PR é parceira do MTur para requalificar os funcionários dos seus hotéis para atender a Copa 2014. Os colaboradores dos hotéis filiados à ABIH-PR (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná) participaram nesta semana, dias 19 e 20, da aula presencial da EVMH (Escola Virtual dos Meios de Hospedagem), do programa Bem Receber o Turista na Copa do Mundo de 2014, com foco em qualificar profissionais para atender os turistas. A EVMH é uma parceria da ABIH e do Ministério do Turismo.

A primeira aula voltada aos hotéis do litoral paranaense aconteceu na última segunda-feira, no Camboa Resort Hotel Paranaguá, das 14h às 18h, e teve a participação do coordenador pedagógico da EVMH, Ezequiel Neves, do presidente da ABIH-PR, Henrique Lenz César Filho, do vice-presidente da ABIH-PR e representante do Sindotel-Ctba, Orlando Kubo, do diretor da Adetur Litoral, Gustavo Trevizan Socachewsky, e da consultora empresarial Nina Maranhão Galvão, do Camboa Hotel.

Henrique Lenz César Filho abriu os dois encontros e falou que a Escola é uma mostra de que a hotelaria e serviços correlatos estão se preparando para a Copa de 2014 com antecedência e organização. Para Lenz César, o encontro comprova a importância em qualificar os profissionais da hotelaria para atender os turistas e os hóspedes.

"Gostaria de lembrar que a ABIH-PR - que é a Casa do Hoteleiro - está com o foco na Copa desde a primeira visita do consultor da Fifa, Ray Whelan, por acreditar que Curitiba, o Litoral e a Região Metropolitana têm uma infra-estrutura hoteleira acolhedora para um evento com tamanho porte, importância e responsabilidade", disse Henrique Lenz.

Ezequiel Neves motivou os alunos, explicou das facilidades das aulas pelo método de ensino à distância, da grade horária flexível, além de tirar dúvidas dos inscritos.

A aula teve sequência em Curitiba, na última terça-feira, nas dependências do Senac, das 9h às 13h e das 15h às 19h, para recepcionar os funcionários dos hotéis da capital e RMC. Nesta etapa, esteve presente o coordenador geral da Escola, Silvone Assis, os diretores da ABIH-PR, os representantes do Instituto Municipal de Turismo, Colmar Chinasso Filho e Ricardo Mariucci, a diretora do CCVB, Tatiana Turra, além das profissionais do Senac-PR, Daniela Lelis de Oliveira e Regina Luvizzoto.

Silvone Assis falou dos momentos em que os alunos e os gestores do curso passarão juntos até o término das aulas finalizando com a formatura. "A Escola é uma preparação para que os profissionais da área se tornem agentes de turismo", disse Silvone, que falou que a meta para 2010 é de cinco mil alunos matriculados. Assis citou o exemplo de Curitiba, que começou com a disponibilidade de 300 vagas, e pela demanda teve que acrescentar o número de vagas, chegando a mais de 450 inscritos.

Cada hotel cadastrou os seus funcionários, que agora estarão aptos a participar dos cursos on-line e gratuitos seguindo o cronograma. As primeiras turmas são direcionadas para gerentes, mensageiros, governantas, recepcionistas e capitães-porteiros.

Os participantes dos cursos receberão certificação da ABIH e do MTur e os hotéis um selo especial para hospedar turistas do Mundial 2014. Só ganharão o selo 'Bem Receber Copa 2014' os hotéis que capacitarem 80% de sua equipe. A coordenadora dos cursos em Curitiba é Márcia Anacleto, que conta também com a experiência da profissional e tutora da Escola, Pérsia Pereira.

Siga-nos