Aulas acontecem nos meses de agosto, setembro e outubro. A Ucam (Universidade Cândido Mendes) oferece, nos meses de agosto, setembro e outubro, o curso “Patrimônio Cultural e Projeto Turísticos”. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 18h50 às 21h50. O curso é promovido pelo ITE (Instituto de Turismo e Entretenimento) da instituição de ensino carioca e será ministrado por Mônica Deluqui. O valor total é de R$ 660, sendo dividido em três parcelas de R$ 220.

O curso oferecerá noções básicas sobre cultura, diversidade cultural, cidadania, responsabilidade social, desenvolvimento. Conceituação de patrimônio, bens móveis e imóveis, bens materiais e imateriais, tombamento e registro. Conhecimento dos procedimentos para tombamento/registro e das intervenções que sofrem os patrimônios: preservação, restauração, conservação, deslocamento, réplica, reconstrução, reutilização. Apresentação do conceito de políticas públicas de cultura e gestão cultural. Introdução do conceito de turismo cultural. Elaboração (ficha técnica) e venda (exposição oral) de produto/serviço cultural para inserção no turismo.

O objetivo é capacitar o aluno para compreender a cultura como desenvolvimento de território e sua relação com o turismo. Identificar potenciais atrativos turísticos a partir da cultura local. Conhecer aspectos fundamentais da gestão da cultura e de patrimônios culturais para potencializar parcerias com o turismo. Desenvolver olhar crítico e empreendedor sobre diversas possibilidades de inserção de produtos/serviços culturais no turismo.

Mônica Deluqui é consultora em cultura e desenvolvimento de territórios; psicóloga especializada em administração cultural (FGV-SP); possui MBA em responsabilidade social e terceiro setor (UFRJ); diretora do empreendimento sócio-cultural Fator Brasis; consultora em desenvolvimento sustentável e Agenda 21/ Petrobras Comperj.

Mais informações: ITE/Ucam (rua  da  Assembleia , 10  - sala  616,  Centro, Rio de Janeiro (RJ). Fones:  (21) 3543-6452 / 3543-6456 / 3543-6457 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Siga-nos