A UniverCidade realizou o evento para homenagear as mulheres que mais contribuiram para o Turismo em 2009

Mônica Turboli, Rio de Janeiro

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, celebrados nesta segunda-feira, dia 27, foi realizada a entrega do Prêmio Joana Palhares às mulheres que mais contribuiram para o Turismo em 2009. O evento aconteceu na Casa Julieta de Serpa, numa iniciativa dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, Fundação Cesgranrio, Site Consultoria em Turismo-Bayard Boiteux e Skal Clube do Rio de Janeiro.

Mulheres do Turismo homenageadas com o Prêmio Joana Palhares

A premiação homenageou o nome de Joana Palhares, jornalista do JORNAL DE TURISMO por mais de 20 anos e uma das mais atuantes redatoras da imprensa de Turismo do Brasil. Joana cumpriu relevante papel na divulgação da cidade do Rio entre as décadas de 1970 e 1990 e foi responsável por várias colunas de Turismo, inclusive a de Turismo Social, no JORNAL DE TURISMO. Segundo Bayard Boiteux, idealizador do prêmio e do evento, a ideia é “lembrar uma mulher que sempre teve em mente a necessidade de preservar e lutar pela imagem do Rio".

Presidido por Bayard Boiteux, diretor de Turismo da UniverCidade e presidente do Portal Consultoria em Turismo, o júri foi integrado por Marcos Oliveira (colunista do Petrópolis em Cena), Maurício Werner(presidente da Planet Work) e Nylvando Oliveira (presidente da Skal Clube-RJ). A organização do evento está à cargo da Eventur, empresa acadêmica de eventos da UniverCidade, gerenciada pela professora Cristiane Esteves e por alunos da UniverCidade.

Marcos Oliveira, Bayard Boiteux, Maurício Werner e Nylvando Oliveira

Boiteux ainda lembrou que o País tem que fazer muito para promover o crescimento turístico, que pode chegar a um patamar mais rentável. "O Brasil recebe cada vez menos turistas estrangeiros. O problema é a falta de promoção institucional sobre os destinos brasileiros no exterior. A solução é o investimento em infraestrutura para garantir segurança e lazer ao turista e também é necessária uma política de divulgação do Brasil nos países estrangeiros".

O prêmio prestou homenagem com a entraga de prêmios à Monica Paixao (Ipanema Plaza), Andrea Nakane (Anhembi Morumbi), Anna Christina Andrade (Othon), Fatima Gatoeiro (Hotelnews), Malu Santa Rita (Hotel da Cachoeira), Rosana Bety (Abeoc-RJ), Gilda Boruchowitch (Skal-RJ), Neusa Oliveira (ITE UCAM), Josi Fernandes (conselho de Turismo da CNC), Isabel Mattos (bondinho do Pão de Açucar), Maria Rodrigues (Conselho municipal de Turismo de Petropolis), Monica Neves (Delta Airlines) e Cristiane Frankie (United).

Para fechar o evento, Maurício Werner, presidente da Planet Work, falou sobre o Turismo brasileiro. "O Brasil está na moda, mas é preciso estar bem preparado para solucionar problemas de infraestrutura". Para Werner, "o Prêmio Joana Palhares é uma oportunidade para reflexão e motivação sobre o que pode ser feito para promover a cidade como destino turístico, criando melhorias".