O curso começou em maio do ano passado e termina nesta quarta-feira, com a entrega dos certificados aos alunos concluintes. Mais de 1,3 mil beneficiários do Programa Bolsa Família da Prefeitura do Recife foram capacitados com cursos de qualificação para formação de mão-de-obra em Turismo. O curso começou em maio do ano passado e termina nesta quarta-feira, com a entrega dos certificados aos alunos concluintes, no Instituto Ilatec. Os cursos fazem parte do PlanSeq (Plano Setorial de Qualificação) para Beneficiários do Programa Bolsa Família e é uma ação do Ministério do Trabalho, operacionalizado no Recife pelo Ilatec, com apoio da Prefeitura do Recife, e Trade Turístico.

Os cursos foram divididos em dois módulos. O primeiro formou tecnicamente os profissionais para trabalhar em diversas aéreas. Foram ministradas aulas de Educação Ambiental, Cidadania, Relação Interpessoal, Comunicação Verbal – produção de texto, Racionalidade Lógica, Ética Profissional e Direitos Humanos. O segundo módulo foi dedicado às aulas práticas.

Depois do Planseq, os alunos ficaram aptos a exercer as profissões de garçom, recepcionista, camareira, auxiliar de cozinha, barmen, auxiliar operacional de eventos, atendente de agência de viagem, cozinheiro, padeiro/confeiteiro e mensageiro/porteiro.

O Planseq promoveu a qualificação profissional na área de Turismo nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. O Planseq Bolsa Família no Turismo foi idealizado para homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham cursado, pelo menos, o Ensino Fundamental II.