Nova ação beneficiará mais de 12,8 mil profissionais do setor turístico.
Está em fase de conclusão mais uma ação do Bem Receber Copa, programa do MTur (Ministério do Turismo) que irá qualificar 306 mil profissionais do setor até 2013. Em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), o MTur oferecerá cursos para agentes de viagem, operadores, guias e receptivos locais das 12 cidades-sede da Copa 2014. Estudantes de Turismo da capital paulista também serão beneficiados.

No total, o projeto ofertará 4.880 vagas. Os cursos terão aulas presencias e a distância. As turmas contarão com 20, 30 ou 40 alunos e a carga horária chegará a até 120 horas. Antes do início dos cursos, a Braztoa realizará um estudo de mercado e pesquisa de perfil do consumidor e das necessidades das atividades.

A previsão é que o período de inscrição ocorra em abril. Confira a distribuição das vagas:

- Gestores de operadoras de viagem: 1.280

- Estudantes de Turismo: 960

- Agentes receptivos: 920

- Guias de turismo: 660

- Agentes de viagem: 1.060

Bares e restaurantes - A qualificação do setor de alimentação fora do lar também será reforçada. O projeto Profissional Bom de Copa, em parceria com a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), está em fase de planejamento e também integrará o Bem Receber.. A iniciativa vai beneficiar oito mil garçons, atendentes, caixas e gerentes de restaurantes e bares das capitais do Mundial 2014. As inscrições acontecerão em março.

Um dos pré-requisitos para participar é estar empregado e exercer uma das quatro categorias atualmente. Além disso, é preciso ser alfabetizado e saber realizar as quatro operações básicas da matemática – soma, subtração, multiplicação e divisão. As aulas serão totalmente presenciais, realizadas no local de trabalho dos participantes. A carga horária será de 120 horas.