Coordenador de Turismo Étnico Afro da Secretaria de Turismo da Bahia proferiu palestra à comunidade acadêmica.
Billy Arquimino, coordenador de Turismo Étnico Afro da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, proferiu, na última sexta-feira à tarde, uma palestra à comunidade acadêmica da Castelli Escola Superior de Hotelaria abordando o tema do turismo étnico.

Arquimino apresentou a estrutura de implantação da coordenação do turismo étnico afro e compartilhou com o público os objetivos traçados pelo programa que visa incentivar a disseminação dessa cultura.

O coordenador  de Turismo Étnico Afro apontou todos os valores da cultura étnico afro com toda a sua potencialidade e desenvolveu um programa, a partir da constituição do Marco Conceitual, que definiu linhas de atuação, com a idéia de estimular seus atores e empreendedores com sua produção cultural e artística, melhorando a geração de emprego e renda, pelo aumento do fluxo turístico no estado da Bahia. Sendo assim, o governo fica com a responsabilidade de organizar e promover melhor esse segmento, criando objetivos, metas, analisando mercado, estimulando a criação de novos roteiros, calendários, além de peças promocionais, em um segmento que serviria de modelo para o Brasil.

Alguns objetivos do programa foram apresentados, como: promover vôos regulares diretos dos Estados Unidos para Salvador, aumentar fluxo de turistas afro-americanos, desenvolver um turismo sustentável, gerador de renda, para melhorar a qualidade de vida dos afro-baianos. Arquimino, também apresentou dados positivos resultantes da implantação do Programa.

Os alunos da Castelli ESH tiveram, assim, a oportunidade de conhecer em mais detalhes o funcionamento de um programa voltado para o incentivo do turismo étnico e pensar na implantação deste tipo de turismo para a região sul, ou mesmo outras regiões do Brasil de onde vêm os alunos da faculdade. Após a palestra os alunos ainda tiveram oportunidade de conversar mais com o Billy, como gosta de ser chamado, enquanto ele fazia a visita técnica à Castelli ESH. Na oportunidade a Coordenadora Acadêmica, Cláudia Jahnke, aproveitou para divulgar o novo curso de pós graduação lato sensu da Castelli ESH – “Produção Cultural” para ser divulgado pela Secretaria Estadual de Turismo da Bahia.