A universidade participa do Iaeste e se torna maior parceiro do programa

A Universidade Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp) está oferecendo para a temporada de 2011 do Iaeste (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) cem vagas a mais do que na temporada de 2010, tornando-se o maior parceiro do programa. Com convênio com a Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil) - entidade gestora do programa de estágios para estrangeiros em empresas e universidades parceiras- desde 2009, a universidade do governo de São Paulo abriu 200 vagas para estudantes estrangeiros estagiarem nos seus laboratórios, nas mais variadas áreas.

Em contrapartida, centenas de alunos da Unesp terão a oportunidade de uma vivência no exterior, realizando estágios ligados as suas áreas de formação. “O programa Iaeste tem sido um valioso instrumento de auxílio ao processo de internacionalização das instituições de ensino brasileiras”, ressalta Paula Semer Prado gerente executiva da Abipe, que atualmente conta com convênios com cerca de 30 universidades em diversas cidades brasileiras.

Animada com os resultados alcançados, Paula complementa: “A Unesp em particular, conseguiu atingir um resultado surpreendente através do programa Iaeste: em um único ano a instituição recebeu cerca de 90 estudantes estrangeiros oriundos de 25 diferentes países, desde clássicos como Alemanha, Inglaterra e Espanha como países de cultura pouco conhecida por parte dos brasileiros, como Croácia, Emirados Árabes, Líbano, Polônia entre outros. Foi um processo muito rico para todos os envolvidos: os intercambistas estrangeiros, os professores que supervisionaram os estágios e os alunos brasileiros que conviveram com estes estrangeiros nas diversas cidades do estado de São Paulo”.

O programa Iaeste realiza intercâmbio entre jovens universitários em mais de 80 países e já ofereceu essa oportunidade a mais de 330 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Fundada em 1948, na cidade de Londres, a entidade conta, aqui no Brasil, com a parceria entre a Abipe e a CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país.

O assessor de relações internacionais da Unesp, Professor José Celso Freire Junior, destaca a importância do programa: “O recebimento de estudantes estrangeiros, além de viabilizar a exposição da pesquisa realizada na Unesp junto a potenciais parcerias, por meio do contato iniciado pelos alunos em intercâmbio, garante também que alunos das unidades que irão receber intercambistas tenham contato com diferentes culturas e modos de vida, internacionalizando os cursos da Universidade de ‘fora para dentro’”.