Evento acontece durante o 42º Congresso Nacional do Skal, no Maranhão A convite da diretoria do Skal Brasil, o consultor Renato Manzano, que atualmente reside nos Estados Unidos, ministra palestra sobre o tema “O Turismo na Era do Capital Natural”, durante o 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, no dia 2 de junho, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luis (MA). O foco principal serão as discussões ambientais e as práticas sustentáveis no turismo.

Para Manzano, a utilização de recursos naturais é essencial para o desenvolvimento do setor turístico. “Atingimos o limite natural do fornecimento de produtos e o grande desenvolvimento da tecnologia contribuiu para essa limitação. Agora, é preciso repensar a lógica do crescimento qualitativo, e não quantitativo”, afirma.

As questões socioeconômicas também serão discutidas a partir do ponto de vista do crescimento produtivo e populacional. “Nos últimos 200 anos a população mundial cresceu seis vezes mais do que demorou a crescer em quatro milhões de anos, por isso a necessidade do capital rever a capitação de valores”, conclui Manzano.

Sobre Renato Manzano


Formado em Comunicação Social pela PUC-SP, em Administração de Empresas pela PUC-Campinas e pós-graduado em Gestão da Comunicação Empresarial pela PUC-Minas, Renato Manzano atua há 26 anos no mercado de Comunicação Organizacional, Relacionamento Institucional e Branding.

Atualmente, é colunista do Portal Aberje e colaborador do Instituto Aberje de Educação. Entre os vários prêmios que já recebeu, estão o ‘Prêmio Banespa’, em 1994; o ‘Prêmio ECO de Relacionamento com Comunidades’ em 1999; o de ‘Personalidade de Comunicação do Ano’, na região Nordeste, em 2004, pela Aberje; e o ‘Prêmio Guará’, concedido em 2004 pela Universidade Federal do Maranhão, além de tantos outros.