MTur e secretaria estadual de Turismo organizam cursos “in company”

Três municípios mato-grossenses serão contemplados com aulas “in company” do Pronatec Copa, programa de qualificação profissional promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação. A modalidade está sendo organizada em Poconé, Santo Antônio do Leverger e Cáceres, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo.

De acordo com Suzana Dieckmann, assessora especial do MTur, a proposta foi feita pelo Ministério do Turismo para ampliar a preparação da região pantaneira no atendimento à demanda de visitantes da Copa do Mundo da Fifa 2014. Em Poconé, por exemplo, a oferta extra se soma às vagas regulares, já disponibilizadas na cidade desde a primeira etapa de inscrições do programa.

Vagas para 2014

O Ministério do Turismo realiza um conjunto de iniciativas de qualificação profissional visando alcançar excelência no atendimento ao turista durante a Copa 2014. O programa Pronatec Copa vai oferecer, até 2014, 240 mil vagas gratuitas para 29 cursos profissionalizantes, integralmente presenciais, em atividades ligadas ao receptivo turístico. Além dos cursos técnicos, o programa também disponibiliza capacitação nos idiomas inglês, espanhol e libras (língua brasileira de sinais).

Nos 117 municípios brasileiros contemplados, portadores de deficiências e trabalhadores já empregados em segmentos do turismo têm prioridade para ingressar no programa, mas quem pretende se profissionalizar no setor também pode se inscrever. Além disso, empresas do ramo turístico também podem pleitear a realização de cursos “in company”.

Empresas que tenham interesse em formar turmas devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo (0800-606-8484) para registrar o pedido. É importante destacar que as empresas participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do País para a Copa 2014.

Inscrições

Hoje, o Pronatec Copa passa pela segunda fase de inscrições, que se estende até o dia 31 de julho. Até agora, mais de 260 mil brasileiros se inscreveram para participar e 50 turmas já estão em sala de aula em todo o país. Cerca de 15% dos interessados, segundo levantamento do Ministério do Turismo, estão empregados na cadeia produtiva do setor.