Profissionais recebem certificado de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego


Mais de 300 profissionais receberam, neste sábado (19), na sede do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Valença, os certificados da qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec Copa, oferecida pelos Ministérios da Educação e do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).

Participaram da solenidade o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli; a coordenadora geral de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Nilva Schroeder; o pró-reitor do Ifba, Carlos Bruni; o coordenador Executivo de Projetos da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Marcos Andrade; os prefeitos de Valença e Igrapiúna, Jucélia Nascimento e Leandro Santos, respectivamente; além do secretário de Turismo de Cairu, Bruno Wendling.

Realizados pelo Ifba, os cursos capacitaram moradores de Cairu, Gamboa, Boipeba, Morro de São Paulo e Galeão nas áreas de organização de eventos, recepcionista de meios de hospedagem, camareira, condutor de visitantes, além dos níveis básicos de idiomas – inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A previsão é que, até 2014, cinco mil trabalhadores sejam capacitados pelo Pronatec Copa na Bahia. A ação visa qualificar os profissionais para atuar na área de turismo durante os megaeventos esportivos que serão sediados pelo país. No estado, o programa tem ações previstas para os municípios de Salvador, Cachoeira, Cairú, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragogipe e Vera Cruz.

Durante o evento, o secretário Domingos Leonelli parabenizou os formandos e o trabalho desenvolvido pela equipe do Ifba. Ele também ressaltou a importância da capacitação profissional para o desenvolvimento do turismo local e pediu aos empresários da região para dar oportunidades de trabalho aos profissionais capacitados.

“Tenho certeza que o principal legado da Copa de 2014, no Brasil e na Bahia, será a formação do capital humano. A formação de profissionais abre as portas da integração econômica. É preciso começar esse trabalho pela qualificação para não importar mão de obra. Temos que explorar as possibilidades que o turismo nos oferece com a mão de obra local. Esses cursos de 200 horas possibilitam o mínimo de aprendizado para que o aluno possam se apresentar bem no mercado de trabalho”, disse o secretário.

Leonelli também deu duas boas notícias. A primeira foi o anúncio da abertura do aeroporto de Valença no dia 1º de fevereiro, com a vinda do voo Salvador-Valença, operado pela Passaredo, que vai beneficiar toda a zona turística da Costa do Dendê. A segunda foi a conclusão do projeto de requalificação turística e urbana da praia de Guaibim. De acordo com o secretário, a próxima etapa será a captação de recursos para a execução do projeto.

Iniciativa aprovada pelos profissionais

Guia de turismo Marcelo Miranda aproveitou a oportunidade de fazer o curso de inglês oferecido por meio do Pronatec Copa para aperfeiçoar os conhecimentos na língua estrangeira. “Foi um grande prazer voltar a estudar, pois aprender nunca é demais. Sempre que são oferecidas capacitações eu participo, seja de guias ou na área ambiental, por exemplo. A experiência foi boa, pois os professores tinham muito empenho e dedicação. Com certeza vou querer participar sempre dos cursos de turismo oferecidos pelo Governo Federal e pela Setur”, contou Miranda, que exerce a função de guia em Morro de São Paulo há 11 anos.

A empolgação de Marcelo também foi compartilhada pela amiga Marye Stella Godoy. A artesã de 55 anos voltou para a sala de aula para aperfeiçoar os conhecimentos na área de organização de eventos. “Sou membro das associações de moradores de Morro de São Paulo e Gamboa e também trabalho em atividades com jovens e com o público da melhor idade. Adorei voltar para a sala de aula. A turma era muito boa e aprendemos muita coisa na prática”, explicou Marye.

Quem também investiu na qualificação do Pronatec para deslanchar na carreira foi Edilva Sousa. Com apenas 17 anos, a estudante fez o curso de recepcionista de meios de hospedagem para somar conhecimentos à experiência que já tem. “Apesar da idade, já trabalhei como recepcionista de hotel, mas agora sei mais sobre a função. Estou capacitada para fazer um bom trabalho no hotel que me contratar e sei que a responsabilidade é grande”, analisou a formanda.