O objetivo é investir na formação de estudantes, melhorando a prestação de serviços turísticos no Brasil

 

O Ministério do Turismo está empenhado em proporcionar experiências internacionais aos estudantes brasileiros de turismo e hotelaria. Na semana passada, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, reuniu-se com o Ministro da Educação, Henrique Paim, para discutir formas de colaboração com o propósito de criar um programa de qualificação internacional para graduandos da área de turismo. 

A ideia é enviar bolsistas para cursos de capacitação e de aperfeiçoamento linguístico em escolas de excelência no exterior. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (20) em um bate-papo virtual com estudantes brasileiros que participaram, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, do projeto-piloto promovido pelo MTur, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, na Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal, em Portugal.

O projeto pioneiro contou com a participação de 50 bolsistas, que tiveram aulas práticas e teóricas sobre diversos aspectos do turismo, além de curso de aperfeiçoamento em língua inglesa. “O bom resultado agora motiva o MTur a transformar a experiência inicial em um programa de governo”, disse o Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais, Acir Madeira. No primeiro módulo, no ano passado, cerca de 500 estudantes se candidataram às 50 vagas.

“Os alunos voltam dessa experiência internacional preparados para replicar as técnicas e os conhecimentos adquiridos e, com isso, acabam contribuindo para melhorar a prestação de serviços no país”, afirma Acir. 

Para este ano, prevê-se a oferta de bolsas para a Espanha e o Reino Unido. A escolha desses dois países deve-se ao fato de ambos serem grandes receptores de turistas, além de terem o reconhecimento pela qualidade de suas instituições de ensino superior.  Com o programa de internacionalização do turismo, o MTur deseja ainda ampliar o número de profissionais capacitados em inglês e espanhol, uma característica desejável para o setor.    

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo seletivo, representantes do Ministério estão programando, para o mês de março, reuniões com coordenadores de cursos de graduação em turismo e hotelaria das cinco regiões brasileiras. As jornadas de sensibilização terão lugar em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Manaus. O diálogo com a área acadêmica representará uma importante oportunidade para troca de informações, bem como para o levantamento de sugestões úteis na montagem do programa de qualificação profissional. 

A seleção de estudantes para os cursos de qualificação internacional será feita em meados deste ano. Os cursos, por sua vez, devem ocorrer de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. As informações a respeito do processo seletivo serão publicadas pelo site do Ministério do Turismo. Uma das exigências deste novo módulo será a proficiência dos candidatos em espanhol e inglês. 

O projeto manteve a estrutura principal do estádio, com a modernização das arquibancadas e instalações para o público, incluindo áreas vips. Sistemas elétricos e hidráulicos foram substituídos por versões mais modernas; os sistemas de informação foram modernizados e o gramado foi substituído, assim como a cobertura da estrutura metálica.