Entidade discute e planeja como melhorar o destino Penha para turistas cada vez mais exigentes

A Associação dos Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha, Ahorepe, está planejando ações para qualificar o turismo na cidade. A entidade vem agregando novos associados e crescendo em representatividade, a partir da participação efetiva dos empresários nas discussões das questões relativas a melhora da qualidade do turismo em Penha, de forma a alinhar com os propósitos do Parque Beto Carrero World, entre eles, a divulgação e venda de Penha como um destino turístico completo e que possui opções para atender a um perfil de turista cada vez mais exigente.

O presidente do Parque Beto Carrero World, Rogério Siqueira, vem participando das reuniões para associados e reforçou em diversas ocasiões a necessidade de qualificar o turismo de Penha, para que o visitante tenha segurança na hospedagem, qualidade de atendimento e infraestrutura, de forma a levar boas recordações da cidade, retornando mais vezes ou ampliando a estadia na cidade. Associado a Ahorepe, o Beto Carrero World pretende apoiar ações de iniciativa da entidade que promovam a melhoria do turismo na cidade.

Nas reuniões para associados realizadas no mês de julho e início de agosto, uma das sugestões que partiram do diretor-presidente e que começa a ter o plano de ações elaborado é a criação de um selo de qualificação no turismo. A partir de uma série de critérios que estão sendo estudados pela Ahorepe, esse selo vai certificar os meios de hospedagem, gastronomia e lazer que comprovadamente estejam com as obrigações legais em dia, possuam qualidade de estrutura e atendimento.

Regularização

De acordo com o presidente da Ahorepe, Cleber Neumann, a proposta do selo, além de valorizar e diferenciar empresas de qualidade, vai ajudar a estimular a regularização das empresas interessadas em fazer um turismo responsável, sem distinção do porte. Para Cleber, a ideia é inicial e ainda tem várias etapas a serem cumpridas, mas que será uma realidade em breve. “Entre os critérios será fazer parte da Ahorepe, pois exigimos que as empresas associadas estejam regularizadas, com CNPJ e alvarás em dia, por exemplo”, destaca.

O presidente da Ahorepe acrescenta que a tendência será, inclusive, a divulgação pelo site do Parque Beto Carrero World apenas dos hotéis e pousadas que sejam certificados pelo selo, que será auditado de forma independente. Cleber Neumann afirma que é importante os associados participarem das reuniões, para conhecer, sugerir e fazer parte dos grupos de trabalho. “Ganha a qualidade do turismo de nossa cidade e também os empresários que trabalham na legalidade, pois são valorizados e divulgados”, comenta.

Excelência

Segundo pesquisa divulgada pelo Trip Advisor, site especializado em viagens, o Parque Beto Carrero World foi eleito em votações populares como o melhor Parque Temático da América Latina e o 9º melhor do mundo. Para o presidente da Ahorepe, o alto nível que elegeu o Beto Carrero World precisa ter respaldo fora dos limites do Parque, com estabelecimentos devidamente legalizados e nível de atendimento ao visitante, pois os turistas estão cada vez mais exigentes. Para tanto, reuniões com o poder público, em parceria com entidades empresariais, estão exigindo intensificação na fiscalização dos estabelecimentos irregulares, pois, além da concorrência desleal, trazem prejuízos a cidade tanto para a imagem que o visitante leva quanto aos cofres públicos. “A intenção não é fechar, mas mostrar as vantagens em atuar dentro da legalidade”, completa Cleber.