Atualmente, a profissão é reconhecida, porém não foi exigida a regulamentação no escopo da Lei 12591/12 quando foi sancionada

A Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – ABBTUR e o Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria - CIETH promoverão a I Convenção Nacional dos Turismólogos, que acontecerá nos dias 06 e 07 de junho de 2016, no auditório da sede da OAB, no Rio de Janeiro.

A Convenção terá como tema principal “Turismólogo, Profissão de Interesse Público” e o objetivo é promover o encontro de profissionais de Turismo e construir, de forma coletiva, a defesa da formação de nível superior para o Turismólogo, que é considerada uma profissão de interesse público.

Atualmente, a profissão é reconhecida, porém não foi exigida a regulamentação no escopo da Lei 12591/12 quando foi sancionada. Sendo assim, o encontro busca detalhar juridicamente as atividades profissionais exercidas por cada segmento de profissional Turismólogo, de acordo com sua formação de nível superior e apontar necessidades de atualização da matriz curricular do bacharelado e do tecnológico.

Dentre os presentes, representantes do Ministério do Turismo, ABBTUR Nacional, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Comissão de Turismo da OAB-RJ, Comissão de Turismo da ALERJ, Fórum Nacional de Cursos de Turismo e Hotelaria das IES, IBDES – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social e Coordenadores e Docentes de IES – Instituições de Ensino Superior em Turismo e Hotelaria.

Por meio de depoimentos, será apresentada a justificativa do Turismólogo como profissão de interesse público, imprescindível à prevenção da saúde da coletividade, proteção do patrimônio brasileiro e ao desenvolvimento sustentável.

Na ocasião, será produzido, de forma participativa, um documento para encaminhamento ao poder executivo e ao poder legislativo, que subsidie o detalhamento jurídico da Lei 12591/12 e as atividades profissionais legalmente estabelecidas ao Turismólogo. Será documentada, também, a necessidade de instalação do Conselho Federal de Turismo.

Acontecerá, ainda, o lançamento do livro Manual Jurídico do Turismo, do jurista Dr. Joandre Ferraz. Esta obra, escrita em linguagem acessível e sob forma de perguntas e respostas, é um importante instrumento para gestores, advogados e contadores de Agências de Viagens e Operadoras de Turismo.

No dia 08 de junho, o auditório da OAB-RJ dará espaço ao IV ENCOTHUR – Encontro Nacional de Coordenadores e Docentes dos Cursos de Turismo e Hotelaria, que visa renovar a representatividade do Fórum de Cursos de Turismo e Hotelaria das Instituições de Ensino Superior. O evento tem apoio da ABBTUR e terá o mesmo público-alvo, especialmente coordenadores e docentes de cursos superiores de turismo e hotelaria.

A expectativa é que, durante os 3 dias, circulem pelo local cerca de 300 profissionais, docentes e estudantes de turismo, para que seja dado um importante encaminhamento para o detalhamento da Lei que reconheceu a profissão de Turismólogo no Brasil.

E, aproveitando o período olímpico, ficará como opcional, no dia 09 de junho, a possibilidade de fazer o tour “Roteiro Olímpico”, na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 

Siga-nos