Ferramenta subsidiará o planejamento, decisões empresarias e a construção de políticas públicas

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), lançaram nesta quarta-feira (22.06), o Observatório do Turismo, uma ferramenta de observação da realidade turística que servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento, decisões empresariais e a construção de políticas públicas para o setor.

 

O projeto tem o prazo de 24 meses para ser efetivado. No primeiro ano, os pesquisadores da UFMT, que coordenam o projeto, irão a campo levantar os dados e as demandas do setor. A partir desse levantamento, a Sudeco, que financia, irá traçar diretrizes de aplicação de recursos financeiros do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) voltadas ao segmento do turismo.

 

No segundo ano começará a divulgação junto aos empresários e turistas para que eles participem do portal, alimentando-o com informações públicas e atualizadas. Esses dados serão fundamentais para que o governo trace políticas públicas voltadas ao setor.

 

A ferramenta virá para pôr fim a um dos grandes entraves para o planejamento e gestão do turismo, a carência de dados e estudos sobre a realidade e evolução do setor. Atualmente são poucas as informações sistematizadas e confiáveis sobre a oferta e demanda e os estudos existentes se encontram dispersos, sendo que muitas vezes nem chegam ao conhecimento do público interessado.

 

À Sedec caberá fazer a sensibilização e a articulação junto ao trade e aos segmentos relacionados às atividades turísticas para que as empresas forneçam seus dados aos pesquisadores, já que esse é um grande receio dos empresários.

 

“Essa geração de dados será essencial para que possamos promover políticas públicas efetivas e atrair investidores do meio para o Estado, porque é isso que vai gerar emprego e renda”, disse a superintendente de Turismo da Sedec Cynthia Correa Cândido, que na ocasião representou o secretário-adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.

 

De acordo com o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, a ideia surgiu da necessidade da superintendência em manter a política de geração de emprego e renda na região Centro-Oeste, com baixos investimentos. “Vamos trabalhar com coleta de dados e pesquisa de campo. O objetivo é ter uma base de dados segura para tomarmos decisão junto com o governo estadual”, disse.

 

No portal constarão informações de quantos turistas o estado recebe, restaurantes mais frequentados, ocupação de hotéis e pousadas etc.

 

O coordenador do projeto e professor da UFMT, Einstein Lemos de Aguiar, disse que o Observatório irá propor informações para produzir um salto de qualidade no setor, garantindo uma sistematização dos dados. “É uma ferramenta estratégica para que governo federal, estadual e municipais possam produzir políticas públicas de qualidade voltadas ao turismo”, finalizou.