A próxima palestra da Pós-graduação do LNCC/MCTI abordará o tema "Modelagem do Sistema Climático Terrestre: MONAN – um exemplo de desenvolvimento cooperativo". 

O seminário será ministrado por Pedro Leite, Professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e ex-diretor do LNCC . O evento ocorrerá na segunda-feira (28), às 14h no formato online. A transmissão será pelo aplicativo Zoom e ao vivo pelo canal do LNCC no YouTube.

Resumo
A modelagem do sistema climático terrestre é um exemplo clássico da modelagem de fenômenos que ocorrem múltiplas escalas de tempo e espaço e que envolvem interação entre diferentes processos físicos. No caso do sistema terrestre, é preciso considerar a interação entre a atmosfera, hidrosfera, criosfera, biosfera e litosfera, que se comunicam de forma frequentemente não linear e cada componente tem escalas temporais distintas, tratando-se de um problema multiescala e multifísica. Neste seminário vamos mostrar em linhas gerais qual é a estrutura do modelo completo, como foi a evolução da modelagem climática desde o início do século XX e focar na forma como a modelagem climática está sendo abordado no Brasil nos últimos anos. Trata-se de uma iniciativa de construção de um modelo cooperativo entre instituições de pesquisa e universidades espalhadas pelo País e no exterior. O alvo é a construção do MONAN ( Model for Ocean-laNd-Atmosphere prediction). O MONAN parte da cooperação entre grupos de pesquisa que já têm domínio sobre diferentes componentes do Sistema Climático Terrestre, com e que, através da cooperação internacional, deverá produzir um sistema que permita modelar o clima e o tempo.