Evento será realizado de 25 a 29 de setembro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até o dia 24 de setembro, para a IV Semana de Turismo da UFPB. O evento será realizado no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), localizado no Campus de João Pessoa, de 25 a 29 de setembro de 2023.

O encontro busca integrar comunidade acadêmica, principalmente estudantes, e trade turístico na propagação de conhecimento da atividade turística na Paraíba e no Brasil, além da valorização do profissional do Turismo nas diversas áreas de atuação.

A inscrição para a Semana, que custa R$ 7,50, pode ser realizada por meio de link da plataforma Sympla. Segundo os organizadores, o valor arrecadado é simbólico e será destinado para cobrir os custos do evento e também para manutenção do Centro Acadêmico de Turismo André Piva (CATUR).

No dia 25 de setembro, abertura do evento, acontecerão, às 19h30, as apresentações musicais de Magnum Sousa, Thompson Moura e do K17 Dance Studio. Logo após, o Observatório de Turismo da Paraíba promoverá uma mesa redonda sobre “Inovação e desenvolvimento sustentável do turismo na Paraíba” com a participação dos docentes Daniela Lucena e Francisco Coelho Mendes, ambos do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB, e do professor Joseilme Gouveia, diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Campus IV. A jornalista Alessandra Lontra e a consultora de negócios Laís Catarine Ramos também participarão da atividade. 

Além de mesas redondas, outras atividades, como palestras com profissionais de destaque da área e oficinas organizadas pelo projetos de extensão Pedagogia Urbana e Paraíba Criativa, bem como pelo Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET) e pelo Laboratório de Estudos em Turismo e Hotelaria (LETH), todos da UFPB, também fazem parte da programação da Semana.    

O evento é organizado pelo CATUR em parceria com o Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH), vinculada ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Confira a programação completa do evento:

25/09 (Segunda-feira) - Auditório 211 do CCSA

18h30 - Abertura do evento, com apresentações musicais de Magnum Sousa, Thompson Moura e do K17 Dance Studio. 

19h40 - Mesa redonda de abertura “Inovação e desenvolvimento sustentável do turismo na Paraíba” - Observatório de Turismo da Paraíba.

26/09 (Terça-feira) - Auditório 211 do CCSA

18h30 - Mesa redonda “Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Paraíba”, com Miguel Ângelo Gomes, interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo (Auditório 211 do CCSA). 

27/09 (Quarta-feira) - Auditório 211 do CCSA

18h30 - Palestra “Startups de Turismo: Conectando Viajantes e Destinos de Forma Inovadora”, com Rodrigo Mateus, CEO da Rota 83.

19h05 - Palestra “Clube turismo: o sucesso de uma das maiores redes de franquias de turismo do Brasil 27 de setembro”, com Ana Virgínia Falcão, CEO e co-fundadora da Clube Turismo.

19h40 - Palestra “Hotelaria Sustentável: O que os hóspedes buscam no Verdegreen Hotel?”, com Júlia Gouveia, Assistente de Desenvolvimento Humano do Verdegreen Hotel.

20h15 - Palestra a confirmar

20h45 - Palestra a confirmar

28/09 (Quinta-feira) - CCTA

15h e 19h - Oficina “Paraíba Criativa” (Sala 111 - Bloco A/CCTA)

15h e 19h- Oficina “Caminhos da pesquisa: desmistificando a escrita científica” (Laboratório de Estudos em Turismo e Hotelaria - LETH - Bloco B/CCTA)

15h e 19h - Oficina “Turismo Lento e Cicloturismo”, organizada pelo projeto Pedagogia Urbana (Sala 225 - Bloco B/CCTA)

29/09 (Sexta-feira) - Auditório 211 do CCSA

18h30 - Palestra “Afroturismo, empoderamento e empreendedorismo: Sankrota”, com Bárbara Tenório, CEO do Sankrota.

19h05  - Palestra “Turismo, Parceria e Criatividade: Shopping Rural Tambaba, com Nevinha Silva, com representante do Shopping Rural Tambaba.

19h40 - Mesa Redonda “A importância dos projetos de extensão universitária para o desenvolvimento do turismo local”, com mediação da Profa. Fabiane Nagabe

20h30 - Atração cultural a confirmar e encerramento