Com inscrições abertas até 17 de setembro, o MBA oferece uma oportunidade única a profissionais que querem se destacar no competitivo setor de turismo da região.

 

Petrópolis ganha este mês um impulso significativo em sua oferta de educação e formação na área do turismo, um dos pilares da economia da cidade com participação em 6% do PIB e uma movimentação anual de R$ 760 milhões. A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) está lançando a sua primeira turma de MBA em Gestão Sustentável do Trade Turístico, um curso destinado a profissionais e entusiastas que desejam aprimorar suas habilidades na gestão de negócios relacionados ao turismo, hospitalidade e eventos. Com inscrições abertas até 17 de setembro no site pos.ucp.br, o MBA oferece uma oportunidade única a profissionais que querem se destacar no competitivo setor de turismo da região, que tem Petrópolis como destaque recebendo dois milhões de visitantes por ano.

O programa de MBA será ministrado presencialmente proporcionando uma experiência de aprendizado prática e interativa. São 360 horas/aula com encontros às segundas e quartas-feiras, de 18h30 às 22h30, no Campus Dom Veloso (Rua Benjamin Constant, 213, Centro). Os objetivos específicos do MBA incluem potencializar produtos, serviços, projetos e programas no campo do turismo, atualizar profissionais que já atuam no trade turístico, enfatizando a importância da sustentabilidade, incentivar práticas inovadoras neste segmento e promover eficiência, eficácia e efetividade nos processos turísticos.

“Este curso é especialmente direcionado a profissionais de diversas áreas de conhecimento que têm interesse em aprimorar suas habilidades de gestão de negócios no âmbito do trade turístico, incluindo empresas de turismo, hospitalidade e eventos. É uma oportunidade para se capacitar e liderar positivos avanços no setor turístico, contribuindo para um futuro mais sustentável e promissor”, afirma Samir el Ghaoui, empresário do setor que atua como coordenador adjunto do curso.

Os participantes terão acesso a ferramentas e metodologias modernas de gestão, essenciais para navegar em um ambiente em constante evolução, onde a adaptabilidade e a sustentabilidade são cruciais. A coordenação do curso, liderada pela professora da UCP, Márcia Julião, enfatiza a qualidade do corpo docente composto por especialistas experientes, mestres e doutores que trazem conhecimento atualizado diretamente do mercado.

"Nosso corpo docente é formado por vários especialistas que atuam no mercado, mestres e doutores, que vão dar ao aluno a garantia de um conteúdo atualizado. É um curso superinteressante para quem atua na área e que vai trazer muitos conhecimentos novos que vão agregar valor a tudo que esse profissional faz hoje dentro dessa cidade turística linda que é Petrópolis", destaca Márcia Julião.

“O setor de turismo é uma fonte inesgotável de oportunidades, abrangendo desde a hotelaria e a gastronomia até o comércio de produtos locais e a organização de eventos especiais. Além disso, ele desempenha um papel vital na promoção da cultura, da história e das tradições de nossa cidade, atraindo pessoas de todo o Brasil e do mundo para descobrir as maravilhas que Petrópolis tem a oferecer”, completa Samir el Ghaoui.

Dir do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Ueliton Leonídio_ coord do MBA em Gestão Sustentável do Trade Turístico, Márcia Julião_ e coordenador adjunto, Samir dos Santos El Ghaoui.

 

 

Conteúdo amplo e focado em formação de líderes

O programa abrangente do MBA em Gestão Sustentável do Trade Turístico oferecido pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) incorpora uma ampla variedade de tópicos essenciais que capacitam os participantes a se tornarem líderes inovadores no setor do turismo. Desde a Responsabilidade Ecossistêmica, que promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, até a Governança do Turismo, que se concentra na administração eficaz do setor, os estudantes terão a oportunidade de explorar o Marketing de Serviços e a Economia da Experiência, essenciais para atrair e encantar os viajantes.

A gestão de produtos turísticos, a elaboração de estratégias de pacotes de viagens e a qualidade dos serviços são áreas de foco para aprimorar a oferta turística. A formação inclui ainda conceitos de Cidades Inteligentes e a integração ao Trade Turístico, bem como a gestão de meios de hospedagem e as habilidades financeiras necessárias para os negócios do turismo. Os estudantes também explorarão tópicos como captação e gestão de eventos, políticas públicas em turismo, gestão de projetos e modelos de negócios sustentáveis.

Além disso, a metodologia da pesquisa e a preparação para a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são partes fundamentais do programa, assim como a gestão de pessoas, o planejamento estratégico e a comunicação estratégica digital, que desempenham um papel vital na indústria do turismo moderno. Essa ampla gama de conhecimentos e habilidades permite que os participantes do MBA se destaquem e contribuam positivamente para o setor do turismo.

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial da universidade em pos.ucp.br e também pelo telefone (24) 2244-4094.  As aulas estão previstas para iniciar em setembro.