Até o dia 29 de agosto, mais 15 atrações, todos maranhenses, passarão pelo palco da praça Nauro Machado

A programação do “Mais Cultura e Turismo” continuou nesta sexta-feira (7) na praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. A partir das 19h se apresentaram o Boi da Ilha, o Pirilampo e o Boi Fé em Deus, os dois primeiros de orquestra e o último sotaque de Baixada Maranhense. O projeto, que é desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Turismo e Cultura do Estado, recebeu na quinta-feira (6), os secretários de Estado, Delma Andrade (Turismo), presença constante em cada etapa, e Felipe Camarão (Cultura), recém nomeado pelo governador Flávio Dino para a pasta, e que estava em seu primeiro dia de trabalho.

Com um percentual de quase 80% de programação apresentada, o “Mais Cultura e Turismo” entra na reta final. Até o dia 29 de agosto, mais 15 atrações, todos maranhenses, passarão pelo palco da praça Nauro Machado. A aprovação pelo público presente no evento, que acontece desde o início de julho, é mais que satisfatória. Em todos os dias, é possível ver pessoas de todas as idades aproveitando a programação.

O “Mais Cultura e Turismo” aconteceu no Espigão Costeiro, na ponta D´Areia, e no Centro Histórico em São Luis; e na praça do Trabalhador, em Barreirinhas, e resgatou e valorizou a cultura maranhense. A experiência proporcionada aos turistas de conhecer a diversidade das manifestações populares do Maranhão, também foi outro resultado exitoso da parceria entre a Cultura e o Turismo.

“A parceria foi o início do projeto de revitalização do Centro Histórico solicitada pelo próprio governador Flávio Dino”, ressaltou a secretária de Turismo, Delma Andrade. Ela informou, ainda, que outros projetos virão por meio dessa dobradinha, pois, estados como o Maranhão, com intensa atividade cultural, um dos caminhos para consolidação turística é o Turismo de Cultura.

Tratando-se da capital maranhense, que abriga o maior patrimônio arquitetônico português, com aproximadamente cinco mil casarões e sobrados e que é Patrimônio Histórico da Humanidade, a secretária Delma lembrou que São Luís será sede do Seminário das Cidades Patrimônio Histórico da Unesco. “Será outro momento importante para definir ações objetivas para continuar a revitalização do Centro Histórico da cidade”.

Gestão por resultado na Cultura

O primeiro dia de trabalho do novo secretário de Cultura, Felipe Camarão, foi de intensa atividade. O último encontro foi na praça Nauro Machado, onde conversou com a secretária Delma Andrade e aproveitou para conhecer e apreciar o “Mais Cultura e Turismo”. “O projeto é belíssimo fortalece a cultura maranhense. O governo do Maranhão apoiou a iniciativa e a execução ficou por conta do comprometimento profissional das secretárias Delma Andrade e Ester Marques. Todos estão de parabéns”.

Entre os desafios do ex-secretário da Gestão e Previdência e especialista em gestão pública, Felipe Camarão, está o de imprimir uma gestão planejada e organizada, focada em resultados na cultura do Maranhão. “É encontrar uma sintonia entre as particularidades e singularidades do mundo cultural com a necessária formalidade do serviço público em ritmo que gere resultados rápidos e eficientes”, afirmou.  Ele ressaltou também a importância da troca de experiências dentro da própria Secretaria de Cultura. “Sou gestor e acredito na troca de experiências, da minha parte em gestão pública e da parte dos colaboradores para  os assuntos culturais. A nossa diretriz é o Plano de Ação pra a Cultura do governo Flávio Dino”, finalizou.