Ação da Secretaria de Estado de Turismo visa combater a atuação de profissionais ilegais e ampliar a mão de obra capacitada

Com a crescente demanda de regularização por parte dos profissionais de turismo em vistas ao alto volume de visitantes esperados para os Jogos Olímpicos de 2016, a Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio entrega a partir desta segunda-feira 1600 carteiras oficiais a guias do Estado do Rio.  A ação visa combater a ilegalidade e a atuação de profissionais não credenciados e capacitados para atender os turistas que chegam ao Rio de Janeiro.

O documento, expedido pelo Ministério do Turismo através da TurisRio, é exigido pela Secretaria de Estado de Turismo para o exercício do oficio. A utilização da credencial é fiscalizada por agentes da Secretaria, que circulam diariamente por pontos turísticos de todo o Estado. Além de nome e foto do portador, a carteira conta com ícones referentes aos idiomas falados por cada profissional.

Nesta sexta-feira, às 11h30, o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, participa de encontro com representantes da classe, no posto avançado de atendimento aos guias, em Botafogo, para marcar o início da entrega dos documentos. Para o secretário, a função dos guias é muito importante para uma estada de qualidade e para o aumento dos índices de visitantes nas cidades. De acordo com Nilo Sergio, o Governo está empenhado em dar mais visibilidade ao setor e promover as vantagens de ser um profissional regular.

"O trabalho dos guias deve ser tratado com responsabilidade e atenção. Eles funcionam como os cicerones de nossas cidades. Por isso montamos esta força tarefa e entregaremos em um prazo médio de dez dias essas 1600 carteirinhas, que habilitam o guia a exercer sua profissão de maneira legal, agregando mais segurança às estadas de nossos visitantes. Outra novidade é que a partir deste ano, as carteirinhas passam a ter validade de cinco anos, ampliando em três anos sua autonomia", explica Nilo Sergio Felix.

A entrega das carteiras começa na semana que vem. Cada um dos profissionais será informado por email sobre o dia em que deverá apanhar seu documento no posto avançado de atendimento da Diretoria de Operações, na Rua Real Grandeza, 293 – Botafogo, entre 10h e 16h.