O Congresso foi realizado pela primeira vez em 1999 e teve suas edições interrompidas em 2010

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), participou nesta quinta-feira, 13, de almoço na Confederação Nacional do Turismo (CNTur). O presidente da Confederação, Nelson Abreu Pinto, apresentou ao parlamentar pedido para reativação Congresso Brasileiro de Atividade Turística (CBRATUR).

O Congresso foi realizado pela primeira vez em 1999 e teve suas edições interrompidas em 2010. Segundo o presidente da CNTur, o foco do evento é a discussão sobre a atual realidade do turismo brasileiro. “Estamos buscando o desenvolvimento do setor como atividade econômica produtiva a reforçar a balança comercial brasileira, num debate entre Legislativo, Executivo, empresários e trabalhadores da área”, explicou Nelson Abreu.

Ao longo dos anos, o diálogo veiculado no CBRATUR serviu de suporte para a construção do alicerce do turismo brasileiro. “Temos temas de alta relevância para o setor, como a necessidade de legislação específica, de superação de gargalos estruturais e, também, de aproveitamento de oportunidades de crescimento, como as que estamos tendo com a realização de grandes eventos no país”, pontuou o deputado, ao afirmar que irá trabalhar para a retomada do Congresso.

A demanda foi ratificada pelo Diretor-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Tesch, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no setor de hospedagem e alimentação de São Paulo e Região (SinthoresSP), Francisco Calasans. Participaram ainda do almoço o ex-ministro da Casa-civil, Henrique Hargreaves, e o diretor Jurídico da CNTur, Nelson Pinto.