Em encontro no Amapá, autoridades do município se comprometeram a sinalizar equipamentos turísticos com a mensagem de proteção e capacitar os profissionais sobre o tema

Na última sexta-feira (14), o coordenador-geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, esteve em Macapá (AP) para promover um seminário de sensibilização em defesa aos direitos da criança e do adolescente. O objetivo do encontro foi alertar a população sobre a necessidade de prevenir e denunciar casos de exploração sexual infantil em locais turísticos, como meios de hospedagem. O evento foi aberto ao público em geral.

“Conseguimos ampliar a mobilização no Amapá com vistas a garantir um turismo responsável, com proteção integral às crianças e adolescentes. Os profissionais do setor se comprometeram em sinalizar, com placas e cartazes, os equipamentos turístico e investir na capacitação para alinhar os funcionários que trabalhem nos meios de hospedagem por exemplo, sobre o tema do tráfico e exploração sexual infantil”, afirmou Adelino.

A iniciativa reforçou o programa Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo, que há dez anos promove a qualificação profissional de jovens vítimas de violência, distribui manuais de orientação profissional, além de incentivar a importância da denúncia por meio do Disque 100. Entre os convidados do encontro estão representantes do Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Estiveram presentes a secretária estadual de Turismo do Amapá, Syntia Lamarão; a secretária de Inclusão e Mobilização Social do Estado, Nazaré Farias; e secretária adjunta de Assistência Social, Mônica Colares; além de autoridades como a Polícia Rodoviária Federal, representantes de guias de turismo e de conselheiros tutelares.