Em Foz do Iguaçu, o representante sindical reuniu-se com o prefeito Reni Pereira, integrantes de sindicatos e do trade


 
 
A formação e a qualificação dos trabalhadores em turismo são os principais desafios para a expansão do setor no país, defende o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Auersvald. O dirigente sindical cumpriu agenda na cidade divulgando o IX Congresso Nacional da entidade, que acontecerá de 24 a 27 de novembro em Foz do Iguaçu.

Conforme explicou Auersvald, a oferta de serviços qualificados contribui para a fidelização da clientela, já que as pessoas recorrem aos estabelecimentos hoteleiros em busca de conforto e bem-estar, que são assegurados com instalações adequadas e bom atendimento.  Para o representante da Contratuh, o segmento de turismo e hospitalidade perde oportunidades quando deixa de realizar programas permanentes de aperfeiçoamento para seus trabalhadores.

Segundo ele, os estabelecimentos turísticos dispõem de estrutura e pessoal em condições de oferecer formação continuada. “A baixa temporada é um período para a qualificação, e as empresas já possuem salas, equipamentos e quadros técnicos, sem a necessidade de novos investimentos. Para os trabalhadores, a qualificação significa garantia de emprego e aumento da remuneração”, enfatizou.

O presidente da Contratuh reuniu-se com o prefeito Reni Pereira e manteve diálogos com representantes de entidades de classe, empresários e demais autoridades públicas. “Apresentamos o congresso dos trabalhadores em turismo e hospitalidade e colocamos a Contratuh à disposição para apoiar as reivindicações da cidade junto às instâncias nacionais, como a elevação da cota para 500 dólares e investimentos no turismo”, frisou Auersvald.
 
Lideranças sindicais
O IX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade irá reunir mais de 300 lideranças sindicais de todo o país. Encerrado o período de inscrições, o encontro promovido pela Contratuh superou a meta prevista de participantes. Estarão presentes ao encontro em Foz do Iguaçu dirigentes dos principais sindicatos brasileiros, representando aproximadamente três milhões de trabalhadores em atividades turísticas.

O congresso será formado por 15 categorias laborais, sendo trabalhadores em empresas de turismo, guia de turismo, institutos de beleza e cabeleireiros, comércio hoteleiro e similares, edifícios comerciais, residenciais e mistos, conservação de elevadores, asseio e conservação, casas de diversões, bailarinas e dançarinas, oficiais barbeiros, agentes imobiliários, instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas, lavanderias e similares, lava-rápidos e empregados em empresas de refeições coletivas.

A Contratuh é uma das principais confederações de trabalhadores do país. Seu quadro de entidades filiadas conta com 30 federações e 300 sindicatos em todo o território brasileiro. O encontro nacional da confederação irá promover a análise da conjuntura política, social e econômica do país e deliberar sobre a posição dos trabalhadores frente ao atual quadro. Previdência social, terceirização e direitos trabalhistas também integram a pauta do encontro.