Solenidade com presença do presidente do Instituto e do ministro do Turismo relembrou a trajetória e destacou possibilidades para o futuro da autarquia

 

 

Presidente Vinícius Lummertz durante a comemoração de 49 anos do Instituto

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) completa 49 anos nessa quarta-feira (18). Para celebrar a data uma solenidade que contou com a presença do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, do ministro do Turismo, Henrique Alves, do presidente do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Jaime Recena, e de servidores da autarquia, relembrou a história, as conquistas e as perspectivas para fortalecer a promoção internacional do Brasil.

Após a exibição de um vídeo que mostrou os servidores e as diversas ações feitas pelo Instituto nesses 49 anos, Vinícius Lummertz parabenizou a instituição e as pessoas que fizeram ela crescer e chegar aos dias de hoje reconhecida pela qualidade do trabalho realizado. Ele também destacou que a contagem regressiva para o cinquentenário da Embratur vem carregado de novas e grandes responsabilidades. “Um País é a soma do que compra e do que vende e nós temos o papel de trazer mais recursos para o Brasil por meio dos turistas internacionais e dos investidores que podem fazer o turismo transformar a economia brasileira”, explicou.

Lummertz falou das transformações que já vem sendo feitas para esse novo momento da instituição. Lembrou que a Embratur tem realizado parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para potencializar os investimentos do país nas ações de promoção dos destinos turísticos e no âmbito dos negócios, como por exemplo, as participações conjuntas na Expo-Milão 2015 e na feira de turismo World Travel Market 2015 (WTM), em Londres.

Outro item destacado pelo presidente foram os novos acordos de cooperação com a Gol e com a TAP, para que as empresas colaborem em ações realizadas pela Embratur, como famtrips, presstrips e viagens de inspeção, a fim de atrair mais visitantes internacionais para conhecer os destinos brasileiros. No caso da Gol, por exemplo, a aproximação rendeu outro importante fruto: desde julho deste ano, as aeronaves da companhia levam pelos destinos a Marca Brasil, símbolo que passou a representar, em 2005, a imagem do turismo brasileiro no mundo inteiro.

O ministro do Turismo, Henrique Alves, reconheceu a importância do a Embratur e a necessidade de fortalecer cada vez mais a autarquia. “Se Deus quiser esse órgão vai crescer e se desenvolver. Foi preciso ser ministro para entender que o potencial brasileiro é enorme, assim como suas necessidades. Estamos aproveitando essa oportunidade dos Jogos Olímpicos, essa hora única, para reforçar isso”, disse.

Uma nova cara para a Embratur – O trabalho e modernização do Instituto para os próximos 50 anos envolve uma revisão das ações promocionais, dos investimentos e das parcerias. Já nessa linha a Embratur lançou, pela primeira vez, uma campanha específica para o verão com foco nos principais emissores da América do Sul. No ar, em seis países (Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia), a campanha especial de verão tem como tema "Viva o verão de perto - Venha para o Brasil", passa pelas cinco regiões do País e destaca um destino plural que agrada a todos os gostos e idades. O material está disponibilizado para o trade. Assista o vídeo em: http://bit.ly/1MkLQiK.

A Embratur também está redesenhando sua atuação com os EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo) com a participação das diretorias de mercados internacionais, áreas de relações públicas e marketing, além da estratégia de participação em eventos e feiras.

Novos investimentos estão sendo empregados no aprimoramento do site de promoção turística internacional, o “Visit Brasil". Atualmente o portal está disponível em cinco idiomas e a meta é chegar a 10 até março de 2016. Esta e outras melhorias estão embasadas no entendimento de que a plataforma digital é essencial para que o Brasil tenha o retorno esperado e se torne um destino mais competitivo e mais desejado pelos turistas.