Instituto Brasileiro de Turismo fecha importantes parcerias na Fitur, na Espanha

 

 

A participação do Brasil em uma das maiores feiras do mundo, a Fitur, obtém resultados positivos. Durante a Feira Internacional de Turismo, que ocorre até domingo (24), a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) firmou importantes parcerias com autoridades internacionais e com o trade turístico, divulgou amplamente os estados brasileiros, participou de agenda na OMT e concedeu entrevistas para canais da imprensa espanhola.

“O turismo tem experimentado um crescimento contínuo, e estar aqui em Madri reforça a importância econômica do setor. O segmento precisa chamar a atenção, mostrar para a opinião pública o reflexo do turismo na vida das pessoas por meio de números e experiências”, declarou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur.

Em relação ao interesse da imprensa, Lummertz afirmou: “A imprensa espanhola tem dado amplo destaque para o Brasil neste momento, principalmente por conta da expectativa da realização da Olimpíada de 2016 no Rio. Aqui na Fitur, concedemos mais de uma dezena de entrevistas para veículos de comunicação de vários países, como a televisão espanhola TVE, o jornal Expansión, o site El Economista e rádio Marca/Paralelo 20”.

Roadshows por países da Europa e Américas

No estande montado pela Embratur na Fitur, Lummertz teve encontro com um grupo de lideranças do trade em uma ação envolvendo a iniciativa privada e o setor público para alavancar o fluxo turístico internacional em direção ao Brasil, bem como trazer investimentos em infraestrutura para o setor.

Com o apoio do Ministério do Turismo, a Embratur, representantes de grandes operadoras e da cadeia turística realizarão roadshows por países da Europa e Américas para promover melhor o Brasil.

Os roadshows terão dois formatos: um deles irá, a partir dos eventos já agendados, intensificar ações naquele determinado país. Portugal, que sediará a BTL Lisboa, e Alemanha, a ITB Berlim, em março deste ano, seguirão esta proposta. Em outro modelo, os grupos irão a países com potenciais investidores, como Estados Unidos e países asiáticos. A agenda detalhada será definida na feira de Portugal, de 9 a 13 de março.

Parceria com países do Mercosul

A Fitur também serviu de palco para os ministros do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile traçarem uma estratégia de promoção turística conjunta. Acompanhado do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, o grupo formado pelos ministros do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, da Argentina, Gustavo Santos, do Paraguai, Marcela Bacigalupo, e do Chile, Javiera Montes, firmou pacto de estreitarem a relação dos países por meio do setor de viagens.

A representante do Chile, Javiera Montes, propôs a formalização da parceria com o Brasil por meio de um memorando de entendimento amplo e profundo, a ser assinado na próxima reunião do Mercosul, em abril, no Uruguai. "Os dois países sairão fortalecidos", comentou Javiera, no estande do Brasil na Fitur. Em 2015, 460 mil brasileiros desembarcaram no Chile. O Brasil, por sua vez, recebeu 330 mil chilenos no mesmo período.

Estandes dos estados

A participação do Brasil na 36ª edição da Feira Internacional de Turismo de 2016 - Fitur, em Madri, na Espanha, também foi marcada pela exposição de oito regiões brasileiras, em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Os destinos Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu estiveram presentes no estande Brasil, que também contou com o trabalho de promoção de representantes do setor privado, como coexpositores, entre operadores de turismo, meios de hospedagem e companhias aéreas.

“Com essa participação, promovemos os nossos destinos turísticos, principalmente nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura, cultura e esportes. Buscamos sempre expandir parcerias e alianças que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística brasileira”, destacou o presidente da Embratur. Durante a feira, Lummertz lembrou que os Jogos Olímpicos tiveram destaque no estande Brasil, por meio de totem interativo.