Itamaraty vai analisar a solicitação de prolongar a dispensa por um ano após o período olímpico

Ministro José Serra e Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, durante reunião

 

 

 

O pleito para estender a isenção de vistos de turismo no Brasil por um ano após o período olímpico foi formalizado ao titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), José Serra, que demonstrou compreender a importância da medida. A proposta, válida para cidadãos americanos, canadenses, japoneses e australianos, foi apresentada nesta quarta-feira (20) pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e pelo deputado Herculano Passos (PSD-SP), presidente da comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

O documento traz dados comparativos com mercados internacionais e previsão de resultados positivos com a medida, considerada estratégica pela Embratur para manter e aumentar o fluxo turístico de estrangeiros após a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. Vinícius Lummertz registrou que o objetivo do Instituto é manter o incentivo à viagem após o mundial e gerar divisas para o País. “Além de impulsionar o turismo internacional em direção ao Brasil, pretendemos contribuir para a integração e movimentação da cadeia produtiva turística nacional”, completou ele.

Segundo o ministro José Serra, que disse ser sensível ao pleito do setor turístico brasileiro, o Itamaraty tem atuado no sentido de tornar mais produtivo o processo de visto para o Brasil. “Esse período olímpico funcionará como um termômetro para a medida adotada pelo governo brasileiro. Vamos estudar esta possibilidade de estender a dispensa de visto para os países beneficiados durante a Olimpíada”, completou.

A preocupação do setor em levar adiante a projeto sem que haja prejuízo para a segurança nacional foi destacada pelo deputado Herculano Passos: “Entendemos os argumentos do MRE, mas em 2015 recebemos apenas 6,3 milhões de estrangeiros, ficando à frente da Argentina por apenas com 500 mil visitantes. Precisamos reverter a situação facilitando a vinda desse público”, completou Herculano.

A importância de incluir a China, que é considerado o mercado emissor de turistas mais importante do momento, no grupo de países com a dispensa de visto foi abordada na pauta do encontro. “Mais de 100 milhões de chineses viajam pelo mundo anualmente e apenas 53 mil vieram ao Brasil em 2015. O Brasil precisa atrair os turistas e investidores chineses”, defendeu o presidente Vinícius Lummertz.

Por sua vez, o Itamaraty informou que está trabalhando para melhorar o atendimento aos interessados em esclarecer dúvidas e tirar vistos para o Brasil. No território norte americano, por exemplo, o MRE pretende replicar projeto-piloto que já funciona na China, em que os consulados disponibilizam “Visa Centers”, para onde se dirigem todos os que solicitam vistos ao Brasil.

Por fim, Vinícius Lummertz sinalizou a previsão de viagem do presidente Michel Temer para a China em setembro. Segundo ele, o gesto deve trazer consequências imediatas para a relação bilateral com o Brasil. A Embratur prevê, de acordo com o potencial apresentado, abrir um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) e criar um Comitê Descubra Brasil no País asiático, além de disponibilizar o portal Visit Brasil em mandarim.

Também participaram da reunião o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira; o secretário-geral do MRE, Marcos Bezerra Galvão; o subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior, embaixador Carlos Alberto Simas; os secretários de Turismo Nilo Sergio (Rio de Janeiro) e Nelson Pelegrino (Bahia) e Luís veloso, secretário adjunto de Turismo do Rio de Janeiro.

 

Dispensa de visto

Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão foram contemplados com a isenção do visto de turismo, por meio da Portaria Conjunta nº 216, por serem importantes emissores de turistas, demonstrarem interesse em visitar o Brasil e terem forte tradição olímpica. A dispensa garante, até 18 de setembro, estadia limitada a 90 dias a contar da data de primeira entrada em território nacional para cidadãos dos quatro países.

A isenção é direcionada a estrangeiros que venham ao Brasil exclusivamente para fins de turismo. O visitante não precisará comprovar que possui ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades desportivas dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos. A medida do governo brasileiro deve acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, de acordo com estimativa do Ministério do Turismo.