Segundo estudo, 59,9% dos brasileiros com mais de 60 anos pretendem viajar para o Brasil

O relatório do Banco Mundial aponta que, em 2050, a estimativa é que 65 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos. Na semana em que se celebra o Dia do Idoso - 01 de outubro - o Ministério do Turismo apresenta um perfil sobre o viajante acima de 60 anos e lança a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos.

Segundo o estudo Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, nos próximos seis meses, 25,4% dos brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem viajar. Deste total, a maioria (59,9%) informou que deverá optar por destinos domésticos.  Ainda de acordo com o levantamento, o avião continua sendo o principal meio de locomoção (76,3%), seguido de automóvel (16,8%) e ônibus (6,2%). Hotéis e pousadas (64,8%) são os meios de hospedagem favoritos, seguido da casa de parentes e amigos (27%).

Pensando neste público, o Ministério lançou o guia Dicas para atender bem turistas idosos. A cartilha, lançada na 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, traz importantes dicas de como o setor turístico pode se adaptar as demandas deste perfil de viajante. A publicação feita em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso teve a impressão de 19 mil exemplares que serão encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo.