Portais visam auxiliar os estrangeiros a definirem destinos e roteiros para visitar no Brasil

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, apresentou, na noite desta quarta-feira (26), em São Paulo, para cerca de 30 hosted buyers, que são compradores internacionais especializados no segmento, os novos produtos digitais do Instituto voltados para o público final.

São dois novos portais: o Parques Temáticos e o Surf Brasil, com informações segmentadas para os turistas que buscam informações sobre esses dois nichos específicos, além da nova plataforma Visit Brasil Market Place, com foco no trade internacional. O objetivo dos dois sites é melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros no País.

Segundo Teté Bezerra, os produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do Instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens.

O primeiro portal, Parques Temáticos, foi pensado para consolidar as informações essenciais para o turista estrangeiro que gosta de se aventurar em parques de diversão, parques aquáticos e atrações turísticas. O Brasil possui várias opções de parques e o objetivo do site é ser um hub das informações essenciais.

Pensado para os mercados de língua espanhola e inglesa, o usuário é o protagonista e poderá escolher o melhor parque de acordo com seu perfil ou até fazer um roteiro para visitação de todos eles. A diversidade de atrações abrange vários estados brasileiros e permite que o turista conheça tudo o que o País oferece. São equipamentos de diversos tipos, além de equipes treinadas para receber o viajante com muita simpatia, animação e qualidade na prestação de serviços.

De acordo com o presidente do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), Alain Baldacci, a expectativa com a nova ferramenta e positiva não apenas para setor de parques temáticos, mas para o turismo brasileiro como um todo.  

O segundo site é o Surf Brasil e foi criado para aproveitar o potencial dos quase 7,5 mil quilômetros do litoral brasileiro, além de estimular a crescente demanda de turistas estrangeiros que viajam em busca de ondas. O espaço virtual foi concebido pensando na experiência desses surfistas.

O potencial turista pode conferir no site as melhores praias de acordo com o seu gosto pessoal, características, estrutura, previsão de ondas e muito mais. Todo o conteúdo é disponibilizado em seis idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e português.

O coordenador de Marketing Digital da Embratur, Tiago Tomazella, explica que é possível também buscar por praias e filtrar por nível de habilidade, tamanho das ondulações e movimento (crowd) da praia.

Os dois portais para o público final serão ativados por meios das redes sociais e ações de relações públicas a partir de outubro, quando o movimento de turistas tende a aumentar, com a chegada da primavera.