Unificação de contas busca possibilitar que o cidadão tenha acesso a diversos serviços públicos digitais através de um único login
 
Por Amanda Costa (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

Em breve, para acessar ou realizar uma nova inscrição no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), empresas que atuam no setor e guias de turismo precisarão criar uma conta no gov.br. Com isso, o Cadastur se juntará a diversos outros serviços digitais do governo federal que já podem ser acessados pelo cidadão através de uma conta única.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, explica que a ideia é integrar todos os serviços públicos digitais à conta gov.br para facilitar a autenticação do cidadão. “Agora, o Cadastur está alinhado a uma diretriz do governo federal para facilitar o acesso do cidadão a diferentes serviços públicos digitais. Com isso, o sistema do Cadastur fica mais prático e unificado”, destaca.

Por enquanto, o acesso ao Cadastur continua com o mesmo login já cadastrado. Mas é importante se antecipar e já criar uma conta no gov.br. Antes que a medida comece a valer, o Ministério do Turismo avisará a data de início para que todos os cerca de 120 mil prestadores de serviços turísticos inscritos no Cadastur passem a acessar o sistema com o login único.

A legislação em vigor (Lei Geral do Turismo) determina que o registro no Cadastur é obrigatório para sete categorias do setor:  agência de turismo; meio de hospedagem; transportadora turística; organizadora de eventos; acampamento turístico; parque temático, além dos guias de turismo.

Ao realizar o cadastro, além de cumprir uma exigência legal, o prestador de serviços turísticos ganha maior visibilidade, tendo em vista se tornar uma opção mais segura para o turista na hora de escolher prestadores de serviços turísticos que vão apoiá-lo durante uma viagem.

A diretora de qualificação do Turismo do MTur, Andréa de Souza Pinto destaca que o cadastro também traz benefícios a empresas e profissionais do setor. “Ao estar no Cadastur, os empreendedores e guias de turismo passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas e projetos do Ministério do Turismo, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos e visibilidade nos nossos canais de divulgação. Sem contar ainda que eles passam a ter acesso a financiamentos exclusivos para o setor de turismo por meio de bancos oficiais”, cita.

PASSO A PASSO – Para acessar o Cadastur é preciso criar uma conta no gov.br. Para isso, acesse o site do gov.br (clique AQUI para realizar o cadastro). Lá, precisará informar alguns dados pessoais, como CPF, nome completo e e-mail, além de seguir as instruções para a finalização do cadastro. (Acesse AQUI para tirar todas as dúvidas do cadastro no gov.br).

Se já possui login no Cadastur, após criar uma conta no gov.br o sistema reconhecerá seus dados e os vinculará ao seu cadastro. Desta forma, será possível acessar o sistema quando a medida estiver valendo, e realizar a ação desejada como alterar, renovar ou cadastrar atividades ou, mesmo, incluir outra empresa a qual pertença. Mas caso ainda não tenha login no Cadastur, após a criação da conta no gov.br você estará apto a criá-la no site do Cadastur. O registro é gratuito, rápido e feito totalmente de forma virtual.