Em transmissão promovida pelos CEOs da Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS), Gilson Machado Neto apontou avanços no uso do certificado de vacinação para a retomada do turismo

 

Por André Martins (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

Autilização de um certificado de vacinação contra a Covid-19 para impulsionar a retomada segura do turismo nacional foi um dos temas abordados pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ao participar nesta terça-feira (06.04) da primeira live do ano do Festuris, a Feira Internacional de Turismo de Gramado. Falando aos CEOs do evento, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, o ministro destacou um acordo firmado com o Ministério da Saúde para o uso do aplicativo Conecte SUS no reconhecimento de pessoas imunizadas.

“Conversei hoje com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e acabamos de firmar um acordo para fomentar o uso o aplicativo. Quem já tomou a vacina vai estar lá, com CPF. A pessoa vai receber um QR Code com seus dados, atestando a vacinação", informou Machado, destacando o empenho do governo Jair Bolsonaro pelo avanço da vacinação.

Durante a transmissão online, o ministro do Turismo também apontou o protagonismo do setor na pauta econômica prioritária do governo federal e citou medidas adotadas para socorrer o ramo no enfrentamento às dificuldades geradas pela pandemia. Entre elas, a regulamentação da remarcação de serviços turísticos e a disponibilização de um total de R$ 5 bilhões em crédito por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

“A gente tem trabalhado incansavelmente pela reconstrução do turismo. O presidente Jair Bolsonaro já demonstrou isso com poucas palavras, mas com muitas atitudes”, comentou Machado Neto. O ministro elencou, ainda, esforços para fortalecer o turismo rural no Brasil, uma das tendências mundiais do pós-pandemia, e estimular o turismo interno, que também tende a avançar a partir da redução dos efeitos negativos da Covid-19.

Eduardo Zorzanello, por sua vez, comemorou avanços na discussão voltada à criação de uma espécie de “passaporte de vacinação” e manifestou apoio à iniciativa do governo federal. “A gente reconhece a importância desse passaporte global de vacinação, é um momento de reabertura das fronteiras. Estamos junto com vocês, poder público e privado, de mãos dadas, para enfrentar essa doença. E nós vamos vencer”, apostou o CEO do Festuris.

As lives do Festuris, que podem ser acompanhadas pelo Instagram do evento (@festurisgramado), discutem soluções para a retomada do turismo, recebendo autoridades e personalidades do ramo. O Festuris é uma das principais feiras do segmento na América Latina. Em 2020, a 32ª edição do evento reuniu 5 mil participantes, 1.500 marcas, promoveu 6 mil reuniões de negócios e 150 palestras e workshops, com a participação de representantes de sete países.

 

 

Siga-nos