Grupo de trabalho irá debater um plano de ações com foco na promoção dos dois destinos

Lucas Nicolau (MTur)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu, nesta segunda-feira (31/05), a visita do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Na pauta a possibilidade de um trabalho integrado para o desenvolvimento dos dois destinos com foco no turismo.

Uma das ações já definidas é a criação de um grupo de trabalho com técnicos do Ministério, da Embratur e da embaixada. Esta equipe ficará responsável por definir outras atividades que serão implantadas nos dois países. Vale lembrar que antes da pandemia, em 2019, o Brasil recebeu a visita de cerca de sete mil indianos. Entre os destinos preferidos estiveram o Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR) e Fernando de Noronha (PE).

Gilson Machado Neto acredita que o potencial do Brasil pode ser um diferencial para atrair cada vez mais indianos. “Nós somos o país mais rico do mundo. Temos qualquer paisagem que o turista tenha interesse. Temos praia, sol, turismo de natureza e muitos outros atrativos. E a Índia, sem dúvidas, pode se tornar um parceiro cada vez mais importante”, afirmou.

O embaixador Suresh Reddy também fez questão de ressaltar que a Índia também está de portas abertas para os brasileiros. “Temos o compromisso de promover laços entre os povos. Agradeço ao ministro pela oportunidade e tenho certeza de que vamos fortalecer este trabalho”.

CULTURA - Além do turismo, a possibilidade de parcerias entre os dois países no setor cultural foi discutida, com foco especialmente nas produções cinematográficas. A Índia é um dos principais produtores do mundo com mais de 900 títulos lançados por ano e o Brasil quer fortalecer este setor no país. A Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério, também irá participar deste debate.