Guias de turismo que atuam nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste têm mais uma oportunidade de se inscreverem nas qualificações gratuitas promovidas pelo MTur

Por Vanessa Castro (MTur)

O Ministério do Turismo, por meio de instituições parceiras, prorrogou a inscrição de cursos sobre atrativos naturais e culturais voltados a guias de turismo. Agora, os profissionais inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turístico (Cadastur) e habilitados como “Guia Regional” nos estados das regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste terão mais uma oportunidade de garantir uma vaga de capacitação gratuita ofertada pelo MTur.

NORDESTE - Os guias de turismo que atuam no Nordeste têm até o dia 28 de junho para se inscreverem na especialização técnica em guia em atrativo turístico cultural, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Clique AQUI para se inscrever.

A capacitação terá um total de 200 horas, sendo 160 horas de atividades teóricas, que ocorrerão no modelo a distância, e 40 horas de atividades práticas, incluindo até duas visitas técnicas presenciais, que acontecerão em datas agendadas com antecedência.

Ao todo, serão ofertadas 592 vagas distribuídas entre os nove estados do Nordeste. Cada candidato deverá realizar a inscrição para o estado no qual está habilitado a desenvolver atividades profissionais, de acordo com o Cadastur. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de julho no site do IFPB. Confira o edital completo AQUI.

SUDESTE - Já os profissionais que atuam nos estados do Sudeste terão até o dia 6 de julho para se inscreverem no curso de especialização técnica em atrativos naturais ou no de atrativos culturais. A qualificação é ofertada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e disponibiliza 1491 vagas. Clique AQUI para se inscrever.

As duas capacitações possuem 200 horas/aula cada, sendo 160h de aulas teóricas e 40h de aulas práticas. As aulas teóricas serão ministradas uma vez por semana, com duração de 4 horas, através da plataforma online Google Meet, permitindo interação com o professor. As aulas práticas laboratoriais serão ministradas de forma presencial, através de visitas técnicas e serão desenvolvidas em locais que atendam às especificidades da especialização técnica pretendida. Confira o edital AQUI.

NORTE E CENTRO-OESTE - O prazo para inscrições de guias de turismo do Norte e do Centro-Oeste na especialização técnica em atrativos naturais também se estendeu até o dia 6 de julho. O curso, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), será realizado ao longo de seis meses e meio, no período de 22 de julho de 2021 a 14 de fevereiro de 2022. Clique AQUI pra se inscrever.

A capacitação possui carga horária de 200h, sendo 160h de aulas teóricas na modalidade de ensino a distância e 40h de aulas práticas. O curso aborda aspectos e conceitos relacionados ao turismo de natureza, ecologia, sociobiodiversidade e educação ambiental, além de apresentar aos cursistas as possibilidades de operacionalização junto à atividade turística. A iniciativa tem como objetivo formar profissionais com capacidade técnica para agir de maneira crítica no planejamento e gestão de atrativos naturais no Norte e Centro-Oeste do país, com foco na sustentabilidade e proteção da sociobiodiversidade. Confira o edital AQUI.

Siga-nos