Inscrições vão até 18 de julho. Ao todo, 3.800 vagas estão disponíveis para profissionais de todo o país

Os guias de turismo e condutores de todo o Brasil já podem se inscrever para concorrer a uma das 3.800 vagas disponíveis para qualificação em inglês e espanhol. Ofertados pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os cursos objetivam aprimorar o atendimento prestado aos turistas estrangeiros no país, em especial na retomada das atividades. As inscrições vão até o dia 18 de julho e podem ser feitas gratuitamente aqui.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, é imprescindível a qualificação destes profissionais para atender a demanda a partir da retomada do setor turístico. “Temos mais de 24 mil guias de turismo credenciados junto ao Cadastur e outras centenas de condutores que atuam nos parques nacionais. Qualificar estes trabalhadores é fundamental, considerando que destinos de natureza serão a grande tendência para o cenário pós-pandemia. Fortalecendo o nosso receptivo no atendimento aos viajantes estrangeiros, ganhamos competitividade no cenário internacional e garantimos uma experiência ainda melhor para quem nos visita”, finalizou.

Os cursos têm carga horária de 200h e apresentam uma matriz curricular inovadora, com temas transversais que serão adaptados aos idiomas, aproximando-se assim da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. As aulas ao vivo serão ministradas via webconferência, uma vez por semana.

Além do IFTO, as qualificações contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Alto Paraíso-GO. Por meio da capacitação, a categoria desse segmento do turismo, obterá qualificação necessária em novos idiomas, o que gerará benefícios para esses profissionais, bem como valorizar o potencial de cada trabalhador e suas comunidades locais.

 

Por Victor Maciel (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)