A iniciativa garante continuidade da pesquisa de demanda turística nacional, que traça um raio-X de viagens realizadas pelos brasileiros

Por Vanessa Castro (MTur)

Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) renovaram parceria para realização de estudo sobre o turismo doméstico no Brasil. Um Termo Aditivo assinado pelos dois órgãos, neste mês, garante a continuidade, até o próximo ano, da coleta de dados sobre turismo durante a realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), produzida trimestralmente pelo IBGE. A iniciativa permite que o MTur obtenha dados sobre o comportamento de viagem dos brasileiros.

“Esta parceria nos permite ter uma visão ampla do perfil do turismo nacional e conhecer as tendências de mercado. Os dados obtidos pela pesquisa são essenciais para subsidiar as ações e políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, principalmente a partir da retomada do setor”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O módulo “Turismo” foi incluído na PNAD Contínua em 2019, a partir de um Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado entre o MTur e o IBGE, com validade até julho deste ano. O módulo inclui perguntas sobre o motivo da viagem, o meio de transporte utilizado, o local de hospedagem, o destino da viagem, entre outros, o que permite quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior.

RAIO-X – De acordo com a PNAD Contínua Turismo, de um total de 21,4 milhões de viagens analisadas em 2019, 96,1% foram para destinos nacionais e a maioria delas (86,5%) por motivos pessoais. Mais da metade ocorreu dentro do próprio estado e a casa de parentes ou amigos foi o local de hospedagem para grande parte das viagens (47,3%), principalmente entre aqueles com rendas menores. Outro dado apontado pela pesquisa é de que o principal meio de transporte usado foi o carro particular ou da empresa (46,6%), seguido por ônibus (46,6%) e avião (16%).

No grupo de viagens por motivo pessoal, 31,5% buscaram lazer e 17,5% foram motivadas para tratamento de saúde e bem-estar. Dentre os motivos que levaram os brasileiros a viajarem a lazer, 34,3% informaram que optaram por destinos de sol e praia. Outros 27,2% buscaram atividades culturais e 25,6% foram motivados pelo interesse em ecoturismo e viagens de aventura. Saiba mais AQUI.

PNAD-C - Segundo o IBGE, a pesquisa acompanha as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, além de outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A PNAD também produz indicadores anuais sobre temas suplementares permanentes - como trabalho e outras formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, tecnologia da informação e da comunicação etc.