Novo espaço no portal do governo reúne em um só lugar informações e serviços voltadas para facilitar a vida de empresários e turistas

Por: Nayara Oliveira

Nesta terça-feira, Dia Mundial do Turismo (27.09), o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Presidência da República, traz mais uma novidade que vai auxiliar a melhorar o setor. Trata-se de um espaço inovador voltado a empresários e turistas. O Perfil do Turista está disponível na plataforma GOV.BR e tem como objetivo agrupar serviços públicos de diversos órgãos do governo federal voltados aos turistas e empresários que atuam no setor de turismo ou possuem alguma relação com a atividade turística.

A ação faz parte do Plano de Transformação Digital do MTur. A iniciativa está englobada em um conjunto de perfis lançados no GOV.BR, como os Perfis do Agricultor, do Empreendedor, do Estudante, do Aposentado, do Motorista entre outros.

O Perfil do Turista permite o acesso rápido e simplificado a uma série de serviços e temas que fazem parte da jornada dos turistas no momento do planejamento e organização da viagem. Dessa forma, a ferramenta vai facilitar o processo de escolha dos destinos turísticos, a obtenção de documentos, de informações sobre prestadores de serviços cadastrados no MTur e as providências necessárias à uma viagem memorável e mais segura.

Compõem o Perfil do Turista os seguintes temas ou conjuntos de serviços: planejar a viagem; obter a documentação; obter a documentação de saúde; acessibilidade; cadastrar serviços; acessar estudos sobre turismo e fornecer serviços de negócios; fornecer serviços de transporte.

Para ter acesso ao Perfil não há necessidade de fazer cadastro. Basta acessar a página principal da plataforma GOV.BR e, em “Serviços Digitais por Perfil”, clicar no Perfil do Turista. CLIQUE AQUI e acesse.