Gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, visitou a usina hidrelétrica e conheceu projetos da área ambiental e de sustentabilidade conduzidos pelo Parque Tecnológico de Itaipu 

 

 

A Embratur e a Itaipu Binacional discutiram novas ações e parcerias para promover o turismo sustentável na região de Foz do Iguaçu (PR), um dos destinos turísticos mais procurados por estrangeiros no Brasil. O alinhamento foi feito em reunião entre o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, na última semana. 

“Acordamos em trabalharmos juntos em projetos para o turismo que estejam alinhados com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Uma das prioridades é estabelecer políticas de descarbonização da cadeia de serviços do turismo em todo o país”, disse Rodrigues. O gerente da Embratur destacou que experiências bem sucedidas no âmbito desta parceria deverão ser adotadas em todo o país.

“Itaipu e Embratur estão alinhadas às diretrizes do Governo Federal em relação à promoção do turismo e às práticas socioambientais, ações que fazem parte de nossa missão institucional”, afirmou Verri. 

Em Itaipu, a equipe da Embratur realizou uma visita técnica à usina hidrelétrica e conheceu projetos na área ambiental conduzidos pela Diretoria de Coordenação, bem como os projetos de sustentabilidade do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). 

“Temos um grande histórico de cuidados com o meio ambiente e muito para contribuir com o turismo sustentável”, disse o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni. 

A partir do encontro na semana passada, a Embratur trabalha na elaboração de um plano de trabalho a ser submetido à Itaipu nos próximos dias.

Parceria em inovação
Em junho deste ano, a Embratur e o Parque Tecnológico Itaipu lançaram o Conecta IGU, um programa de inovação voltado para o setor do turismo. A iniciativa veio através de um termo de cooperação firmado entre a Agência e a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu. O objetivo do programa é acelerar startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro, fornecendo condições para o seu desenvolvimento e implantação.