Terceiro episódio da série documental traz as peculiaridades do queijo Patrimônio Imaterial Brasileiro e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais

Você sabia que existe um modo artesanal de fazer queijo em Minas Gerais que tornou-se Patrimônio Imaterial Brasileiro? O título foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. É o mundialmente famoso Queijo Canastra, produzido na serra que dá nome ao laticínio, em Minas Gerais, o protagonista do terceiro episódio da série documental “Turismo Transforma”, da Embratur.  Assista aqui https://youtu.be/UpzMnmxnSdY

De acordo com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jaques, a maneira artesanal de fazer o Queijo Canastra torna o sabor original, e fez nossa iguaria conquistar dezenas de premiações internacionais, principalmente em festivais da França, a terra do queijo. Hoje, o Queijo Canastra é o primeiro bem agroalimentar candidato ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade. 

“O Queijo Canastra é feito só com leite cru, coalho, pingo – que é um fermento artesanal –  e sal. Com isso, se junta o fazer mineiro daquela região, que é banhada por águas cristalinas, por cachoeiras, por uma vegetação de mata nativa. Com esse saber fazer desses mestres artesanais e esses ingredientes, o resultado é um queijo que só pode ser feito exatamente neste território. Esse  ‘terruá’, que veio da palavra francesa ‘terroir’, junto com esses ingredientes nos dão um produto com um alto valor agregado que é levado pelos produtores para a França e volta de lá com medalhas de ouro, desbancando os queijos franceses”, contou. 

Segundo Ana Paula Jaques, o sucesso do queijo tem impulsionado o interesse turístico pela Serra da Canastra, mas também de Belo Horizonte, capital reconhecida pela qualidade de sua gastronomia. 

“Temos sol e praia, mas também temos turismo gastronômico. Temos as rotas do queijo da Canastra, como está retratado no vídeo, e vários outros destinos. O turismo é feito de pessoas para pessoas e valorizar um modo artesanal, como o modo de fazer o queijo,  é um convite para que isso entre no imaginário do turista internacional e  para que ele venha pro Brasil não só para comer o queijo, mas conhecer esses produtores e visitar todas essas propriedades e se conectar com as pessoas”, enfatizou. 

Turismo Transforma
Os vídeos do “Turismo Transforma” dialogam com a Marca Brasil, com o “Brasil com S”,  que tem a cultura, gastronomia e diversidade como pilares. O primeiro episódio foi filmado no Engenho II, quilombo Kalunga no município de Cavalcante (GO) e mostra que o turismo de base comunitária tem sido pioneiro de um verdadeiro processo de transformação. Assista aqui https://www.youtube.com/watch?v=JP4jCqOldMo

O segundo episódio se passa na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A maior festa da celebração da diversidade do mundo é brasileira, bate recordes e acontece sempre no mês de junho.  Clique aqui para assistir.