Reunião aconteceu nesta segunda-feira, durante a programação do Festival de Cinema de Gramado

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) participou, na tarde desta segunda-feira (14), de uma reunião com representantes de Film Commissions municipais do Estado — assim como outros integrantes do setor audiovisual e das gestões públicas do RS — para apresentar a intenção de criação de uma Film Commission estadual. A reunião também contou com participação da Secretaria de Cultura do RS (Sedac).

O diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, ressaltou que a Film Commission é uma ferramenta para a promoção do Turismo no Estado. "Queremos fazer essa construção de forma coletiva, entendendo quais as demandas principais do setor e como atenuar os gargalos existentes", pontuou o gestor.

A implementação de uma Film Commission funciona como uma articulação do poder público para a atração de produções audiovisuais. Um exemplo que demonstra o potencial desse tipo de movimentação é o imaginário popular criado na cidade de Nova Iorque, cenário de tantos filmes marcantes.

Para Ana Fagundes, diretora de Artes e Economia Criativa da Sedac, o setor precisa construir um programa sólido, com diretrizes bem definidas. "A Film Commission estadual é resultado da mobilização dos municípios e funciona como ferramenta para buscar um maior protagonismo para o audiovisual gaúcho", disse.

Durante a reunião, representantes do setor ressaltaram que a criação da Film Commission tem potencial para que o RS tenha uma maior representação junto a Agência Nacional do Cinema (Ancine), e ganhe mais força para concorrer a editais publicados para a área, como o da Lei Paulo Gustavo.

Há uma expectativa de que o acordo de cooperação entre as secretarias estaduais e os municípios para criação da Film Commission seja assinado até a próxima semana.