Em primeira visita oficial, a Zurich Airport mostrou-se entusiasmada com a parceria com o Governo do RN

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta terça-feira (8), diretores do grupo Zurich Airport, empresa vencedora da relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que vai substituir a atual administradora, o grupo espanhol Inframérica. A Zurich Airport arrematou, por 320 milhões, a concessão para administrar o aeroporto no leilão realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 19 de maio deste ano, com a presença do alto escalão do Governo do Rio Grande do Norte.

A previsão do Governo Federal é de que a Zurich assuma a operação ainda em dezembro ou janeiro de 2024. Até lá a Anac e o Ministério dos Portos e Aeroportos trabalham nos trâmites burocráticos para efetivar a substituição. Na segunda quinzena deste mês, a governadora Fátima Bezerra e dirigentes da empresa estarão tratando deste assunto no Ministério dos Portos e Aeroportos, em Brasília/DF.

"Reuni nossa equipe nas áreas do turismo, infraestrutura, fazenda e desenvolvimento econômico para receber o grupo vencedor da relicitação. Importante destacar que conquistamos a relicitação nesta nova gestão do governo federal que em três meses destravou um processo que se arrastava há anos. E agora temos uma nova administradora que vem para realizar todo o potencial que temos, fortalecendo o turismo e toda a economia do Estado", afirmou a governadora, Fátima Bezerra.

Em exposição ao grupo, a governadora e secretários informaram sobre as potencialidades do Estado no campo do Turismo, inclusive de aventura (Parques Mata da Pipa e Geoparque Seridó) e religioso; das energias renováveis; fruticultura; petróleo e gás; sal marinho; investimentos na infraestrutura rodoviária; na educação profissional e obras no novo PAC, com investimentos federais na duplicação BR-304, conclusão transposição de águas do Rio São Francisco, hospital metropolitano de Natal e Porto Indústria Verde.

"São todos investimentos importantes que irão promover o crescimento econômico e social do RN. Tudo isso concorre para atrairmos mais visitantes e gerar renda, empregos, negócios", ressaltou a governadora. Ela ainda pontuou: "a Zurich é muito bem-vinda. Seremos parceiros com vida longa e com incentivo ao desenvolvimento do RN".

Diretor da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse afirmou: "vemos com otimismo os dados do Rio Grande do Norte, como um mar de oportunidades. Vamos implantar nossa gestão e identificamos convergências com os objetivos do Governo". Ele também destacou o fato de o Aeroporto de SGA estar modelado no conceito aeroporto cidade. "Este modelo está em nosso DNA e não tenho dúvidas de que vamos fazer aqui também", declarou.

A Zurich Airport administra no Brasil os aeroportos de Florianópolis/SC, Vitória/ES, Macaé/RJ e Belo Horizonte/MG (este em parceria com a CCR). Na Suíça, há ainda o aeroporto da cidade de Zurich, o aeroporto administrado pela empresa há 17 anos é considerado o melhor da Europa.

Presente na reunião, o CEO da Zurich International, Tobias Markert afirma "fomos muito bem recebidos no RN. Trago a equipe da Zurich Brasil que vai operar e tocar o aeroporto de SGA. O Governo do Estado apresentou o potencial econômico e nós vamos oferecer experiência de melhores serviços, inclusive de cuidados com o meio ambiente como a preservação e reutilização de água, tratamento do lixo e resíduos".

Na reunião, a governadora esteve acompanhada dos secretários de Estado do Turismo, Ana Costa; da Infraestrutura, Gustavo Coelho; do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; da Comunicação Social, Daniel Cabral. Também participou o prefeito de São Gonçalo, Eraldo Paiva.

A comitiva da Zurich International também esteve representada por Martin Schimidili, diretor de operações internacionais; Fábio Luiz Teles, diretor de relações institucionais e diretores da Zurich Airport Brasil, Fábio Marques e Johan Gigl.