Projeto inédito da Secretaria de Estado de Turismo propõe a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos. Evento contou com a participação de lideranças públicas municipais, estaduais e agentes do desenvolvimento turístico regional

 

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, na última terça-feira (22), a 10ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Caminhos da Serra. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia, no Trajano Country Clube, em Trajano de Moraes. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

O diretor de marketing da TurisRio, Pablo Kling, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, na ocasião. Em sua fala, Pablo focou em esclarecer ao público o propósito do dia de trabalho na Jornada do Turismo Fluminense, edição Caminhos da Serra.

– As equipes da Setur-RJ e da TurisRio, junto com a equipe acadêmica, estão aqui para conduzir vocês até o resultado que vocês esperam, ao resultado que vocês estarão trabalhando. Hoje, na parte da tarde, vamos trabalhar no planejamento dos próximos dois anos. Vocês irão analisar, avaliar e projetar o desenvolvimento da região turística – explicou Pablo Kling.

Representando Trajano de Moraes, o prefeito do município, Rodrigo Vianna, agradeceu o secretário de estado de turismo, Gustavo Tutuca, o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo, o governador Cláudio Castro e o vice-governador Thiago Pampolha por Trajano de Moraes ter recebido, pela primeira vez, um evento do porte da Jornada do Turismo Fluminense. Segundo ele, o prjeto é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da cidade e da região turística Caminhos da Serra.

– Em planos de ações regionais, consigo enxergar um futuro muito promissor para o turismo de Trajano de Moraes e de toda a região Caminhos da Serra. Sabemos que somos abençoados com belezas naturais, patrimônios culturais e uma região super acolhedora que atrai a atenção dos visitantes de todos os cantos. Ao regionalizar o turismo, estaremos fortalecendo a colaboração entre diferentes destinos em nossa área – disse o prefeito de Trajano de Moraes.

Programação

O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo. Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs). 

A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

– Hoje vamos discutir um tema de extrema relevância que é a questão do nosso planejamento para os próximos dez anos e da nossa questão da regionalização. Sabemos que a regionalização promove a preservação cultural e ambiental e impulsiona o desenvolvimento econômico da sociedade e dos locais. Que juntos, possamos continuar a promover a nossa região Caminhos da Serra, reconhecendo que cada município da nossa Instância de Governança Regional (IGR) é um tesouro único a ser apreciado – destacou o secretário de Turismo de Trajano de Moraes, Tiago Pecly, na abertura da Jornada do Turismo Fluminense.

Confira as próximas datas e as regiões atendidas pelo projeto

29/8 (terça-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna

12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói