A emissão do documento será fácil e rápida, em processo 100% digital.

A obrigatoriedade do visto para o ingresso no Brasil de visitantes portadores de passaporte dos Estados Unidos, Canadá e Austrália foi adiada para o dia 10 de janeiro de 2024, conforme consta no decreto 11.692, publicado nesta terça-feira (5) – anteriormente, a medida estava prevista para vigorar a partir de 1º de outubro. A Embratur já iniciou uma estratégia de comunicação com as companhias aéreas e operadores de turismo dos três países para informar os detalhes sobre o retorno da cobrança de visto, que será 100% digital.

“A Embratur atua com seus parceiros nesses três países para divulgar o adiamento do início da cobrança do visto, e demonstrar como será fácil e rápido emitir o documento, para quem nos visitar a partir do dia 10 de janeiro. Estamos nos comunicando com as empresas de cruzeiros, companhias aéreas, grandes operadores e agências de viagens, para que a informação seja ampla e chegue para quem já comprou sua viagem e quem planeja visitar o Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Nos EUA, a Embratur oficializou em junho o retorno ao quadro de membros da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento. Através da entidade, a Agência se comunica com o trade turístico norteamericano. Em nossa participação da Conferência da USTOA, em Los Angeles, no dia 2 de dezembro, vamos reforçar a comunicação quanto à facilidade de emissão do visto, através de um questionário simplificado pela internet.

“Neste ano, reforçamos nossa campanha de publicidade nos EUA, estendendo o prazo de exibição. Estamos atuando com diversas ferramentas de promoção, de forma estratégica, para garantir maior competitividade dos destinos brasileiros no mercado americano, tão importante emissor de turistas em segmentos que ganharam prioridade em nossa gestão, como o afroturismo, o ecoturismo e o turismo de aventura”, completou Freixo.

No Canadá e Austrália, a estratégia também é informar o trade e companhias aéreas que comercializam pacotes e passagens para o Brasil.

Japão
Inicialmente na lista dos países em que haveria o retorno da obrigatoriedade do visto, o Japão chegou a um acordo com o governo brasileiro para isenção recíproca da necessidade de visto de visita para estadias de curta duração, até 90 dias. O entendimento foi celebrado no mês passado.

A emissão do visto é de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, que colocou as embaixadas e consulados do Brasil nos três países disponíveis para esclarecimento de dúvidas. A divulgação do link para emissão do visto será feita imediatamente após o início do serviço.