O relatório também destacou que muitos cruzeiros apresentam planos de ampliação de seus negócios no porto

O ano de 2015 foi um marco para o Porto de Miami. A empresa não só presenciou o mais forte tráfego de contêineres em 10 anos, mas também estabeleceu um novo recorde de passageiros de cruzeiros. No exercício social com encerramento em 30 de setembro, a carga dos contêineres subiu 15%, atingindo 1.007.800 TEUs, o equivalente a um contêiner padrão de 20 pés.

Quase 4,9 milhões de passageiros de cruzeiros passaram pelo porto em 2015, mais que qualquer outro porto de cruzeiros no mundo. O desempenho positivo vem da preparação do Porto de Miami para receber os grandes navios que, a partir de abril de 2016, transitarão no Canal do Panamá ampliado. $1,3 bilhão foi gasto para dragar e ampliar o canal de navegação do Porto de Miami, concluir um túnel do porto para acelerar o tráfego de caminhões, adquirir guindastes maiores Post-Panamax e construir uma ligação ferroviária com o porto.

O relatório também destacou que muitos cruzeiros apresentam planos de ampliação de seus negócios no porto. A Royal Caribbean Cruises planeja uma expansão de $150 milhões que inclui um novo terminal para cruzeiros como parte de uma parceria público-privada.

O Norwegian Escape, novo navio da Norwegian Cruise Line, foi recentemente batizado e iniciou a leva anual de navegações, e a MSC Cruises planeja fazer do Porto de Miami o porto de seu MSC Seaside a partir do inverno de 2017. Num futuro ainda mais longínquo, a Virgin Cruises, do Sr. Richard Branson, trará três novos navios ao Porto de Miami e começará a oferecer viagens de sete dias para o Caribe em 2020. Por fim, a Carnival Cruise Line, marca da Carnival Corporation, e a Aida Cruise Line também trarão mais navios para o Porto de Miami.