Iniciativa pioneira é a primeira feira de arte do mundo a ter a comercialização das obras pela internet

A ArtRio amplia sua atuação no segmento de arte e lança, em 2018, uma galeria virtual com a comercialização de obras. Esta iniciativa pioneira é a primeira feira de arte do mundo a ter a venda online de obras das galerias. O ArtRio.com, disponível a partir de 27 de setembro, estará ativo durante todo o ano, com ações especiais nas datas do calendário de arte, aberturas de mostras e também nas datas do varejo.

Ao entrar no ArtRio.com, o público poderá direcionar sua navegação com diferentes filtros, incluindo galeria, artista, obra e valor. A lista vai incluir pintura, fotografia, escultura, desenhos, instalação e videoarte. Os preços serão indicados pelas galerias e o valor da entrega será de acordo com a localidade. Será possível ainda a aquisição de gift cards.

De acordo com o relatório "The Art Market 2018 – Art Basel and UBS", o mercado de arte online cresceu 72% nos últimos cinco anos, e em 2017 as vendas realizadas por canais digitais representaram 8% do total negociado pelo mercado. É um importante canal também para a formação de um novo público consumidor de arte: em 2017, 45% dos compradores online era de novos entrantes nesse segmento.

A partir do dia 24 de setembro, o ArtRio.com já estará online para colecionadores e curadores indicados pelas galerias presentes na ArtRio. A partir do dia 27, quinta-feira, o acesso está aberto para todo o público. Para as galerias essa é uma importante ferramenta para indicar, previamente, as novidades que serão levadas para feiras e vernissages. Também será possível no futuro ter espaços com as indicações de curadores, com obras selecionadas.